Walter Benjamin e Cora Coralina

Uma Incursão à Narrativa

Autores/as

  • Ângela de Alencar Araripe Pinheiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumen

O trabalho toma como objeto a narrativa e como ponto de partida de análise os idéias de BENJAMIN, articulando-os com o de outros autores, como Ginzburg e Arendt. Procuro formular reflexões e questionamentos, identificar ressonâncias, estabelecer articulações novas, enfim, trazer a NARRATIVA paro o centro do discussão, buscando contribuir poro o seu resgate e preservação como instrumento do saber humano. Traz um exemplo da narrativa - a contribuição de CORA CORALINA, tentando articular o sua obra com o pensamento de BENJAMIN, buscando compreender como a narração cumpre o papel de caminho para o desvelamento do cotidiano. As categorias centrais de BENJAMIN para a narrativa e a figura do narrador têm sua identificação buscado a partir de uma obra de CORALINA - "Vintém de cobre - meias confissões de Aninha."

Biografía del autor/a

Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará(1978), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília(1983) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará e Revisor de periódico da DESidades- Rev. de Divulg. Cient. da Inf. e Juven. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Representações Sociais, Criança e Adolescente, Cidadania, Assembléia Nacional Constituinte 87-88, Constituição Federal 1988.

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

Pinheiro, Ângela de A. A. (2019). Walter Benjamin e Cora Coralina: Uma Incursão à Narrativa. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 27(1/2), 24 a 37. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43043