O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes

Autores/as

  • José Estevão Machado Arcanjo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumen

Uma leitura comparativa de duas dos mais importantes obras do pensamento social brasileiro. O Nordeste, de Gilberto Freyre e O Outro Nordeste, de Djacir Menezes, publicados em 1937. A análise revela que ambos ultrapassam o caráter de estudo regional ao apresentarem interpretações globais acerca da realidade nordestina e brasíleira. Entretanto, são totalmente divergentes as conclusões derivadas das abordagens "impressionista" (de Freyre) e "objetiva" (de Menezes).

Biografía del autor/a

José Estevão Machado Arcanjo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1982) e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1989). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: nordeste, democracia, pensamento social brasileiro, comportamento político e planejamento.

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

Arcanjo, J. E. M. (2019). O Gordo e o Magro: O Nordeste Segundo Gilberto Freyre e Djacir Menezes. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 27(1/2), 73 a 83. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43049