Transição Capitalista e Classe Dominante no Nordeste

Autores/as

  • Mônica Dias Martins Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumen

Resenha de Ronald H. Chilcote. Transição capitalista e classe dominante no Nordeste. Traduçõo de Lólio Lourenço de Oliveira, São Paulo, EDUSp,1991. 368 p.

Biografía del autor/a

Mônica Dias Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora da UECE, coordenadora do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades e editora da revista acadêmica Tensões Mundiais. Formada em Pedagogia pela PUC-RJ, concluiu mestrado e doutorado em Sociologia na UFC, sendo bolsista da CAPES-Fullbright na Universidade da Califórnia. Seus estudos sobre movimentos sociais, reforma agrária, desenvolvimento regional e meio ambiente foram publicados no Brasil, EUA e México. Na área de Ciência Política, seu interesse volta-se para as relações entre o internacionalismo e o nacionalismo, com ênfase na atuação dos organismos multilaterais. Dentre suas atividades recentes de pesquisa destacam-se o papel do Banco Mundial na América Latina, os vínculos desta instituição com as estratégias militares das grandes potências, o estudo sobre a formação das nacionalidades africanas, a investigação sobre a ideia de nação entre diferentes atores sociais desenvolvida em cooperação com a Universidade Nacional da Patagônia Austral - UNPA e a pesquisa em curso Literaturas, nacionalidades e colonialismos: cartografia social das comunidades imaginadas de Brasil, Cabo verde e Guiné-Bissau realizada com professores da UECE e UNILAB . Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia e é representante do Brasil no Comitê Diretor da CLACSO.

Publicado

2020-01-13

Cómo citar

Martins, M. D. (2020). Transição Capitalista e Classe Dominante no Nordeste. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 26(1/2), 109 a 111. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43236