Sobre a filosofia na crise da modernidade
Resumen
De acordo com Hegel, a filosofia surge quando o poder de unificação desaparece da vida dos homens. Numa sociedade em crise a filosofia, no sentido clássico, de Aristóteles a Hegel e Marx, levanta sempre a pretensão, de um modo ou de outro, de se constituir como um saber crítico, de para além da faticidade imediata buscar nos fundamentos da existência humana um sentido para a vida. Com esta evocação queremos saudar a publicação da coletânea "A Filosofia na Crise da Modernidade" de Manfredo Araújo de Oliveira, autor de Filosofia Transcendental e Religião (Ed. Loyola, SP, 1984) e professor do Dep. de Ciências Sociais e Filosofia da UFC. Neste livro foram coligidos doze ensaios, quase todos já publicados - e pouco divulgados - em diversas revistas ao longo dos anos setenta e oitenta. Ei-los: "Kant, Hegel e Marx", "Antropologia na filosofia de Kant", "Lógica transcendental e lógica especulativa", "A teoria Marxiana situada na tradição do pensamento transcendental". "O positivismo tecnológico como forma de consciência contemporânea", "Wittgenstein e o desaparecimento da filosofia", "Heidegger e o fim da filosofia", "Filosofia enquanto auto reflexão da razão", '"Filosofia e Liberdade", "Mediação filosófica no trabalho teológico", "Filosofia da religião e teologia". Sobre o nível destes ensaios é supérfluo tecer maiores comentários...
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).