Gilberto Freyre e o Futebol: Entre processos sociais gerais e biografias individuais

Autores/as

  • Jorge Ventura de Morais
  • José Luiz Ratton Júnior

Palabras clave:

gilberto freyre, futebol, trajetórias individuais, processos sociais.

Resumen

Este artigo analisa, a partir dos escritos de Gilberto Freyre sobre o futebol, a articulação metodológica entre trajetórias individuais de grandes jogadores (Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Pelé e Garrincha) com processos sociais mais amplos: a ascensão do negro na sociedade brasileira através do futebol e as relações entre as culturas nacionais e as distintas formas de praticar o futebol.

Biografía del autor/a

Jorge Ventura de Morais

Professor do Programa de Pós-Graduação em  Sociologia/Núcleo de Estudos e Pesquisas em  Sociologia do Futebol, da Universidade Federal  de Pernambuco (UFPE).

José Luiz Ratton Júnior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Futebol/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cómo citar

Ventura de Morais, J., & Ratton Júnior, J. L. (2013). Gilberto Freyre e o Futebol: Entre processos sociais gerais e biografias individuais. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 42(1), 89–109. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/448