Os paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedade

Autores/as

  • Pedro Hespanha

Palabras clave:

educação, estado, sociedade, trabalho,

Resumen

Os baixos níveis de escolaridade, as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar, as dificuldades de acesso ao primeiro emprego colocamPortugal numa posição particularmente desfavorável quando se comparam esses dados com os de outros países nossos parceiros na União Europeia. As causas do problema são diversas e têm sido amplamente estudadas, sabendo-se hoje que elas não são atribuíveis em exclusivo a nenhuma das instituições que têm a cargo ocupar-se dos jovens, sejam elas a escola, a família, a comunidade, os empregadores ou as actividades de lazer, mas sim a todas elas em conjunto. Neste artigo, examinam-se questões a ter em conta por quem está envolvido nos processos educativos, designadamente as que se prendem aos contextos em que se produzem os problema

Biografía del autor/a

Pedro Hespanha

Sociólogo, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais.

Cómo citar

Hespanha, P. (2013). Os paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedade. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 41(2), 57–65. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/458