Apelos Eleitorais dos Candidatos Presidenciais do Brasil em 2006

Autores/as

  • Jorge Almeida

Resumen

Apresenta-se aqui um estudo dos principais apelos políticos-eleitorais utilizados na campanha presidencial de 2006. O marketing político-eleitoral é entendido como o uso de ferramentas de marketing na atividade política, seja ela de governos, de partidos, de instituições ou personalidades, em momento de campanha eleitoral ou não. Analisa-se, aqui, o conteúdo dos programas do Horário Eleitoral Gratuito de Televisão (HEGTV) dos candidatos: Luís Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloisa Helena (PSOL), focalizando-se os principais eixos discursivos, relacionados aos apelos racionais por valores, racionais pragmáticos e emocionais.

Biografía del autor/a

Jorge Almeida

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas; membro do grupo de pesquisa “Processos de hegemonia e contra-hegemonia”. Autor de Como vota o brasileiro e Marketing político, hegemonia e contra hegemonia.

Cómo citar

Almeida, J. (2013). Apelos Eleitorais dos Candidatos Presidenciais do Brasil em 2006. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 39(2), 44–60. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/507