Visibilidades e Invisibilidades Urbanas

Autores/as

  • Ricardo Campos

Palabras clave:

Cultura Visual, Visibilidade, Cidade, Graffiti, Arte Urbana

Resumen

A questão da imagem e da visibilidade em meio urbano tem sido tratada por div ersos autores. Na verdade, a visibilidade é uma questão maior quando pensamos na cidade. Esta questão é particularmente evidente numa sociedade
que muitos têm defi nido como ocularcêntrica, imersa em imagens e tecnologias visuais. O território urbano não foge a esta condição. O ecossistema comunicacional citadino é marcado por uma profusão de mensagens de diversa
ordem, dos outdoors aos cartazes publicitários e políticos, às vitrines de lojas, passando pelo pixo e graffi ti. Quando pensamos em fenómenos como o graffiti ou arte urbana é importante considerar como este fenómeno se enquadra na cultura visual urbana e como se articula com outros processos e circuitos de comunicação. Neste artigo pretendo, precisamente, reflectir sobre estas questões a partir da condição da (in)visibilidade na cidade.

Biografía del autor/a

Ricardo Campos

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

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Publicado

2016-10-27

Cómo citar

Campos, R. (2016). Visibilidades e Invisibilidades Urbanas. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 47(1), 49–76. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/5677