Relações de parentesco e de propriedades nos romances do "ciclo da cana" de José Lins do Rego

Museu Nacional/UFRJ

Autores/as

  • José Sérgio Leite Lopes

Palabras clave:

ciclo da cana

Resumen

Os romances de José Lins do Rego que con.stituem o chamado "ciclo da cana" nos fornecem elementos descritivos da "família patriarcal tradicional" brasileira em sua decadência.

Biografía del autor/a

José Sérgio Leite Lopes

Antropólogo, Professor Titular do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBAE/UFRJ. Fez graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990). É professor do Museu Nacional-UFRJ desde 1978. Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2006). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho e antropologia do esporte. Coordena o Programa de Memória dos Movimentos Sociais - Memov, sediado no CBAE/UFRJ.

Citas

RCS Vol 4, N1, 1973

Publicado

2020-08-25

Cómo citar

Sérgio Leite Lopes, J. (2020). Relações de parentesco e de propriedades nos romances do "ciclo da cana" de José Lins do Rego: Museu Nacional/UFRJ. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 4(1), 45–63. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/60588