Resenha de "Crises of democracy"
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.54.2.r01Palabras clave:
democracia, crise, instituições políticasResumen
Esta resenha se debruça sobre o mais recente livro de Adam Przeworski: Crises of democracy. Neste trabalho, o autor lança um olhar sistemático sobre mudanças políticas que vêm preocupando os analistas sobre o destino da democracia. Alguns vislumbram sua erosão até um limite sem volta, outros temem que os regimes democráticos não sobrevivam ao mal-estar político. Por sua vez, o autor pondera sobre diversos aspectos que podem ou não estar associados a esses diagnósticos, incluindo circunstâncias sem precedentes. No entanto, embora Przeworski veja o cenário atual com bastante preocupação, sua obra não lança presságios fatalistas sobre as democracias. Seu livro deixa algumas questões em aberto propositalmente, por reconhecer os limites metodológicos na análise política. Mas, no fim, seu trabalho constitui um esforço importante sobre o tema ao lançar um olhar sistemático sobre a conjuntura atual.
Citas
MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Coleção Os Pensadores, Trad. BRUNI, J. C. et al. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PRZEWORSKI, A. Institutions matter? Cambridge: Government and opposition, v. 39, n. 4, p.527-540, 2004.
PRZEWORSKI, A. Crises of democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).