Sociologia da probidade pública e usos do direito no combate à corrupção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.2.d01

Palabras clave:

Sociologia política, probidade pública, usos do direito

Resumen

Esse texto apresenta o Dossiê Sociologia da probidade pública e usos do direito no “combate à corrupção”, publicado na Revista de Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará em julho de 2022. Desde a deflagração da Operação Lava Jato em 2014, o debate público foi tomado por múltiplos posicionamentos sobre a proximidade dos meios de comunicação com a força-tarefa da operação em Curitiba, sobre a probidade pública de atores políticos e sobre os diferentes usos da legislação penal pelas elites judiciais – do Supremo Tribunal Federal aos procuradores da República em primeiro grau. Se existe uma conexão central entre esses fenômenos sociais, parece ser aquela que reduziu as fronteiras entre o midiático, o político e o jurídico no país. As implicações desse escândalo político-jurídico também deixaram rastros em diferentes conjunturas: do impeachment de Dilma Rousseff em 2016 à eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República em 2018; na prisão e no impedimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em concorrer nas eleições de 2018; na ascensão de Sergio Moro ao Ministério da Justiça do governo Bolsonaro; entre outros. Nesse sentido, sob um certo privilégio de afastamento temporal do turbilhão de eventos que tomaram o país na última década, esse Dossiê buscou agrupar reflexões e diagnósticos de investigações baseadas em dados originais e empíricos sobre múltiplos enfoques: probidade pública na Polônia, atores e as instituições judiciais brasileiras (suas biografias, suas vocações e suas reconversões), os impactos da série de revelações conhecida como Vaza Jato e as conexões de jornalistas com os operadores do direito em torno da moralização da política.

Biografía del autor/a

Juliane Sant’Ana Bento, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi Professora Temporária no Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos em Justiça e Poder Político (NEJUP) do Departamento de Ciência Política da UFRGS. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Ciência Política pela UFRGS (2017). Realizou estágio de doutorado no exterior, com Bolsa CAPES/PDSE, no Centre de Recherche Politique de la Sorbonne (CRPS) / Centre européen de sociologie et de science politique (CESSP), da Universidade Paris1 Panthéon-Sorbonne (2015). Possui graduação em Ciências Sociais (2009) e em Direito (2010) pela Universidade Federal de Pelotas, onde também concluiu o curso de Mestrado em Ciências Sociais (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia política do direito, judicialização da política, crimes políticos, corrupção, ativismo judicial e regras eleitorais.

Lucas e Silva Batista Pilau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista do CNPq (2019-2023). Meste em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do Núcleo de Estudos em Elites, Justiça e Poder Político (NEJUP).

Citas

DATAFOLHA. Corrupção lidera pela primeira vez pauta de problemas do país. 30 de novembro de 2015. Disponível em: https://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2015/11/1712972-corrupcao-lidera-pela-primeira-vez-pauta-de-problemas-do-pais.shtml. Acesso em 24 de junho de 2022.

FOLHA DE SÃO PAULO. Datafolha: Em ano eleitoral, saúde e economia lideram preocupações do brasileiro. 25 de março de 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/datafolha-em-ano-eleitoral-saude-e-economia-lideram-preocupacoes-do-brasileiro.shtml. Acesso em 24 de junho de 2022.

Publicado

2022-07-01

Cómo citar

Sant’Ana Bento, J., & Pilau, L. e S. B. . (2022). Sociologia da probidade pública e usos do direito no combate à corrupção. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 53(2), 15–27. https://doi.org/10.36517/rcs.53.2.d01

Número

Sección

Dossiê Probidade Pública