A arte sob censura autoritária?
Comparações entre Brasil e Coreia do Norte
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.54.2.a04Palabras clave:
Campo artístico, Censura, Autoritarismo, Jair Bolsonaro, Coreia do NorteResumen
Este trabalho explora as acusações de censura contra o campo artístico no Brasil contemporâneo a partir de uma análise comparativa com o panorama artístico-cultural norte-coreano. Se essas denúncias realizadas pelo campo cultural qualificam a gestão Jair Bolsonaro (2018-2022) como autoritária e fascista, a análise dessas atribuições a partir da comparação com um Estado autoritário tende a contribuir na compreensão da natureza das políticas nacionais sobre as artes, o que é importante para analisar o potencial autoritarismo da gestão de Jair Bolsonaro no que se refere à arte e à cultura. Para alcançar tal compreensão, este artigo apresenta a ideologia do Presidente da República a partir das ideias de Olavo de Carvalho, destrincha a cultura e as artes norte-coreanas e analisa comparativamente os resultados dessa pesquisa a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu.
Citas
ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
ALBERT, Saulo. A resistência foucaultiana interpretada a partir do filme brasileiro A Vida Invisível. Revista Livre de Cinema, [S.l], v. 9, n. 3, p. 40-58, jul, 2022. Disponível em: http://www.relici.org.br/index.php/relici/article/view/381. Acesso em: 31 jul 2022.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEAU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Edições 70, 2011.
CARVALHO, Heloisa de. Meu Pai, o guru do presidente. Curitiba: Editora 247, 2020.
CARVALHO, Olavo de. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
DEMICK, Barbara. Nothing to envy: ordinary lives in North Korea. Nova Iorque: Spiegel & Grau, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREITAS, Sara da Silva; TARGINO, Janine; GRANATO, Leonardo. A política cultural e o governo Bolsonaro. Brasiliana: journal for Brazilian studies, Londres, v. 10, n. 1, p. 219-239, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/231672. Acesso em: 21 maio 2022.
HARDEN, Blaine. Fuga do Campo 14: a dramática jornada de um prisioneiro da Coreia do Norte rumo à liberdade no Ocidente. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
Il, Kim Jong. On the Juche idea. Pyongyang: Foreign Languages Publishing House, 2015.
JUCHE idea: answers to hundred questions. Pyongyang: Foreign Languages Publishing House, 2012.
LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MARTIN, Bradley K. Under the loving care of the fatherly leader: North Korea and the Kim dynasty. Nova Iorque: Dunne/St. Martin's, 2004.
O ASSUNTO #690: o desmonte da Lei Rouanet. Entrevistada: Cris Olivieri. Entrevistadora: Natuza Nery. [S.l.]: G1, 22 abr. 2022. Podcast. Disponível em: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/04/22/o-assunto-690-o-desmonte-da-lei-rouanet.ghtml. Acesso em: 31 jul. 2022.
PASSIANI, Enio; ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Campo cultural. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PINHO, João Pedro. A Disputa dos “Comum’s” em Bacurau: Aniquilação versus
Articulação Local. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, IV., 2020, São Leopoldo. Anais de Resumos Expandidos. São Leopoldo: PPGCC-Unisinos, 2020a, v. 1, n. 4, p. 1-7. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/download/1259/1139. Acesso em: 31 jul. 2022.
PINTO, Fábio Ferreira; MORAES, Vânia de. Censura à diversidade sociocultural numa propaganda do Banco do Brasil: Análise das justificativas para a deslegitimação do outro. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 19, n. 1, p. 68-82, 31 ago. 2019. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2372. Acesso em: 20 maio 2022.
PRADO, Michele. Tempestade ideológica: Bolsonarismo: a alt-right e o populismo iliberal no Brasil. São Paulo: Ed. Lux, 2021.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. 1. ed. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.
RODRIGUES, Marcos Alexandre Fernandes; RIBEIRO, Kelli da Rosa. Vozes (neo)nazis e(m) diálogo tropicalizado: uma análise do discurso do ex-secretário Roberto Alvim. Letras Escreve, Macapá, v. 10, n. 2, p. 187-199, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/view/733. Acesso em: 18 maio 2022.
SAPIRO, Gisèle. Campo literário. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SENA, Albervan Reginaldo et al. Censura, teatro e golpe: um panorama das artes cênicas no brasil pós-2016. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, São Paulo, v. 12, p. 255-278, jul. 2021. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/files/artigo/96a0f2ee/2352/493c/b22b/8014262b4fb2.pdf. Acesso em: 16 maio 2022.
SCHENKEL, Cleiton. Nunca sozinho: A vida na Coreia do Norte pelo olhar de um brasileiro. 1. ed. Lisboa: Chiado Books, 2020.
THE ECONOMIST Intelligence Unit. Democracy Index 2021: the China challenge. The Economist, 2022. Disponível em: https://pages.eiu.com/rs/753-RIQ-438/images/eiu-democracy-index-2021.pdf?mkt_tok=NzUzLVJJUS00MzgAAAGFebiGHPe013ThSI8VQDXDrjP4VjgQtDgBONhTrTUa_pivseO1BdtncqB-ZXXxEqmEOaIJ5LGu_FigXYIbbSA6TuoPlPZjDyVOuUDWrfBA77Q1mg. Acesso em: 07 jul. 2022.
THE KITES flying in the sky. Pyongyang: Mokran Video, 2011. 1 DVD (94 min.). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1IF0LK8MGH8jiyU3eptX-IvJMDVFNa-or/view?usp=sharing. Acesso em: 02 ago. 2022.
WHEN we pick apples. Pyongyang: Mokran Video, 2014. 1 DVD (102 min.). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LMNfAvQ8cpq0X3mvoThyPNZrlGDLbic_/view?usp=sharing. Acesso em: 02 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).