“Famílias”, Ascensão Social e Alinhamentos Partidários no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Igor Gastal Grill Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

elites, família, partidos.

Resumen

A pesquisa examina a dinâmica de constituição de patrimônios políticos e as modalidades de sua transmissão e apropriação por agentes inscritos em “famílias” e partidos no Rio Grande do Sul. As dimensões de estudo privilegiadas neste artigo referem-se às estratégias empregadas pelos agentes de valorização e de “resgate” das diferentes “tradições políticas” neste estado, de reprodução do capital político, de celebração de seus “fundadores”, de gestão da memória e de uso do “legado”. Foram apreendidos as práticas, os códigos, os mecanismos e os instrumentos de apresentação e consagração das “famílias de políticos”.

Biografía del autor/a

Igor Gastal Grill, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA. Doutor em Ciência Política pela UFRGS.

Cómo citar

Grill, I. G. (2014). “Famílias”, Ascensão Social e Alinhamentos Partidários no Rio Grande do Sul. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 43(2), 137–157. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/821

Artículos más leídos del mismo autor/a