O que a Revista Veja Propõe às Mulheres?

Autores

  • Maria Inês Detsi de Andrade Santos

Palavras-chave:

representações, identidade feminina, mídia,

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como finalidade uma análise de representações sobre mulher e feminilidade em matérias de três publicações da edição especial VEJA MULHER. Tomamos a Hermenêutica de Profundidade (HP) como referencia para a nossa trajetória investigativa e a análise de discur so como método específico de análise. O estudo nos levou a concluir que VEJA MULHER não difere das chamadas “revistas femininas”, apre sentando temas como: moda, beleza e mater nidade, através de um discurso marcadamente prescritivo. No entanto, a ênfase conferida à profissão e ao trabalho feminino modificam, em parte, as representações sobre as mulheres, fornecendo novos valores para a construção da identidade feminina, relacionados, por sua vez, a projetos de vida voltados para o consumo.

Biografia do Autor

Maria Inês Detsi de Andrade Santos

Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, professora de pesquisadora da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Como Citar

Santos, M. I. D. de A. (2013). O que a Revista Veja Propõe às Mulheres?. Revista De Ciências Sociais, 43(1), 112–120. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/424