Estilos de vida e hábitos de consumo
uma análise de anúncios publicitários de periódicos classistas a partir do conceito Habitus de Pierre Bourdieu (Florianópolis, década de 1930)
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a06Palavras-chave:
estilo de vida, anúncios publicitários, associações profissionais, habitusResumo
O objetivo desse artigo é realizar uma investigação sobre anúncios publicitários presentes em periódicos de associações sócio profissionais de Florianópolis dos anos de 1930. É proposto utilizar a noção Habitus, a partir de Pierre Bourdieu, para estudar tais anúncios, principalmente buscando compreender diferenças entre estilos de vida e gosto pelo recorte da classe social. Foram selecionados quatro periódicos, dois mais conectados com classes de trabalhadores mais populares, outro representava farmacêuticos e o último principalmente ligado a comerciantes da capital catarinense. Foi possível perceber como os anúncios publicitários eram portadores de signos de distinção que se adequavam conforme o público que era visado, propiciando compreender diferenças de gosto e necessidades pela sociedade.
Referências
ARAÚJO, Hermetes Reis de. A invenção do litoral: reformas urbanas e reajustamento social em Florianópolis na Primeira República. Dissertação (Mestrado em História). PUC-SP, 1989.
A Voz do Operário, Florianópolis, 1932. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In. FERREIRA, M.M.; AMADO, K. (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p.183-191.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BOURDIEU, P. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2017.
BRASIL, Anuário Estatístico do Brasil. Ano II. Rio de Janeiro: Tip. Do Departamento de Estatística e Publicidade, 1936.
CAMPOS, Cynthia Machado. Santa Catarina, 1930: da degenerescência à regeneração. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
Comércio, Indústria e lavoura: publicação quinzenal da união dos varejistas de Florianópolis. Florianópolis, 1934. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
Cine-Semana: Órgão da “Empresa Cinematográfica Victor Busch”. Florianópolis, 1928. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
CUNHA, Maria Teresa Santos. No estouro do flash: a Florianópolis de José Arthur Boiteux (1890 a 1930). In. CUNHA, Maria Teresa Santos; CHEREM, Rosângela Miranda (orgs.) Refrações de uma coleção fotográfica: imagem, memória e cidade. Florianópolis: UDESC, 2011. p. 12-30.
GERTZ, René. O fascismo no Sul do Brasil. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
Hemeroteca Digital Catarinense. s/data. Disponível em: < http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/HEMO.html>. Acesso em: 27 de abr. 2020.
Jornal dos Farmacêuticos: mensário científico e de interesses técnico-profissionais da Farmácia e do Laboratório. Florianópolis, 1931-1932. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
LEMOS, Clarice Caldini; PIAZZA, Maria de Fátima Fontes. Cultura Impressa: das páginas dos periódicos à circulação da arte gráfica. Curitiba: Editora Prismas, 2017.
LIMEIRA, Aline de Morais. Impressos: veículos de publicidades, fontes para a história da educação. Cadernos de História da Educação. v.11, n.2 – jul/dez. 2012.
O trabalho: Órgão das classes trabalhadoras. Florianópolis, 1932. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
O Estado. Florianópolis, 1929. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina)
QUEIROS, Adolpho. Inventário acadêmico e profissional da história da propaganda no Brasil. Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo, PósCom-Metodista, a.29, n.49, 2007.
Renovação: Revista Quinzenal, Artes, Letras, Atualidades. Florianópolis, 1931. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).
SCHVARZMAN, Sheila. O rádio e o cinema no Brasil nos anos 1930. In. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, UNB, 2006. p.1-14.
VALLE, Ione R. Pierre Bourdieu: a pesquisa e o pesquisador. In. BIANCHETTI, L; MEKSENAS, P. (Orgs.). A trama do conhecimento. Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas: Papirus, 2008.p.95-117.
WACQUANT, Loïc. Habitus. In. CATANI, A. et. al (orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p.213-216.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).