Colonialismo e cultura popular

O caso de Chico da Silva

Autores

  • David A. Silberstein Yale University

Resumo

Na opinião de vários autores, histórica e sociologicamente, o reconhecimento da arte primitiva no panorama artístico europeu começou com os naifs franceses do século XIX e se vincula ao Romantismo e a reações de toda ordem contra as conseqüências da Revolução Industrial . Por um lado, os produtores de arte primitiva vinham, na maioria das vezes, de grupos sociais urbanos cujas ocupações artesanais estavam sendo eliminadas pela racionalização de trabalho em unidades fabris. Por outro, os consum idores dessa arte, inclusive aqueles oriundos das novas camadas burguesas que surgiram da Revolução Industrial, se apegavam a visões ideológicas que rejeitavam a sociedade de classes em formação. Entre os modelos alternativos de ordem e paz social, projetavam-se paisagens imaginárias rurais e oníricas.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Silberstein, D. . A. . (2020). Colonialismo e cultura popular: O caso de Chico da Silva. Revista De Ciências Sociais, 8(1 e 2), 219–232. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/44496