A ascensão da extrema direita e os desafios ao estado democrático de direito no Brasil (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a06

Palavras-chave:

Extrema Direita, Bolsonarismo, Democracia, Populismo, Crise Política

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a ascensão de uma extrema direita política no Brasil, a partir do bolsonarismo e da eleição de Bolsonaro, em 2018, destacando as suas evidências empíricas e os impactos sobre o estado democrático de direito. Diante disso, o trabalho foi orientado pela seguinte pergunta-síntese: quais os impactos da ascensão da extrema direita, a partir do bolsonarismo e da eleição de Bolsonaro, no estado democrático de direito no Brasil? Na busca de respostas, debruçamo-nos, teórica e conceitualmente, sobre a categoria “extrema direita”, recorrendo a autores/as que tão direta e oportunamente trataram do tema, motivo pelo qual integram a base teórica da reflexão sobre a atual realidade política brasileira. Com uma abordagem dialética, reunimos um conjunto de evidências, baseadas em acontecimentos recentes no cenário político brasileiro, fruto do confronto entre nossas observações e as diferentes análises que se dedicaram aos estudos das chamadas novas direitas no Brasil contemporâneo. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e compreensiva, partindo de uma observação sistemática e análise dos fatos mais recentes da experiência política brasileira a partir de dados extraídos de jornais, revistas, websites, canais da internet, documentação de órgãos e entidades públicas e judiciais, matérias veiculadas em telejornais. A pesquisa revelou que a ascensão da extrema direita, marcada pelo populismo autoritário, sob o governo Bolsonaro, com suas devidas especificidades, impactou negativamente as principais instituições do estado democrático de direito no país, a cargo das classes sociais dominantes, com ameaças à ordem jurídica, ataques aos direitos humanos e à cidadania, com efeitos deletérios da agenda de inclusão social.

Biografia do Autor

Francisco Alencar Mota, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); pós-doutor no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PACC – UFRJ); professor dos cursos de Ciências Sociais e Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE) e docente permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da UFC - associada UVA-CE.

Joannes Paulus Silva Forte, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor dos cursos de Ciências Sociais e Direito da UVA-CE e docente permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da UFC - associada UVA-CE; foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES), para o período 2018-2021 e 2021-2024.

Referências

ADORNO, Theodor W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Tradução de Felipe Catalani. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

AVRITZER, Leonardo; KERCHE, Fábio; MARONA, Marjorie. Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma distinção política. 3.ed. São Paulo: Unesp, 2011.

______. Liberalismo e democracia. São Paulo: Edipro, 2017.

CARVALHO, Luiz Maklouf. O cadete e o capitão. São Paulo: Todavia, 2019.

GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: Unesp, 1996.

GIDDENS, Anthony.. A terceira via. Rio de Janeiro, Record, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 52.

JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (Orgs.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.

MADEIRO, Carlos. Mais miséria, mais fome: 2 milhões de famílias caíram na extrema pobreza durante o governo Bolsonaro. Universo On Line (UOL). 26 set. 2021. <https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/mais-miseria-mais-fome/>. Acesso em: 27 set. 2021.

MARTINS, José de Souza. Do PT das lutas sociais ao PT do poder. São Paulo: Contexto, 2016.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

PRONER, Carol et al. (Orgs.) A resistência ao golpe de 2016. Bauru: Canal 6, 2016.

PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e social-democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ROCHA, Camila; SOLANO, Esther. A ascensão de Bolsonaro e as classes populares. In: AVRITZER, Leonardo; KERCHE, Fábio; MARONA, Marjorie. Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

TAVARES, Joelmir. Busca de 3ª via une nos bastidores ex-miss e raposas políticas que querem opção a Bolsonaro e Lula. Folha de São Paulo, São Paulo, 21 ago. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/busca-de-3a-via-une-nos-bastidores-ex-miss-e-raposas-politicas-que-querem-opcao-a-bolsonaro-e-lula.shtml>. Acesso em: 21 ago. 2021.

TORMEY, Simon. Populismo: uma introdução concisa. Tradução de Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2019. E-book.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Mota, F. A., & Forte, J. P. S. (2023). A ascensão da extrema direita e os desafios ao estado democrático de direito no Brasil (2018-2022). Revista De Ciências Sociais, 54(1), 259–287. https://doi.org/10.36517/rcs.54.1.a06