A METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL NO E-MAIL PROMOCIONAL / THE COMPOSITIONAL METAFUNCTION IN PROMOTIONAL EMAIL
Palavras-chave:
E-mail promocional, Multimodalidade, Metafunção ComposicionalResumo
RESUMO
Este estudo intitulado A metafunção composicional no e-mail promocional tem como objetivo central analisar a metafunção composicional como estratégia de construção de sentidos inerente ao e-mail promocional, o que o particulariza enquanto gênero discursivo do domínio publicitário. Para isso, nos apoiamos na proposta teórico-metodológica de Bhatia (1993; 2004), para a caracterização do gênero e nas concepções de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008). Seguimos Kress e Van Leeuwen (1996) para a concepção de multimodalidade, com destaque para a metafunção composicional, aspecto de interesse neste estudo. Para a realização da pesquisa, visitamos o site de compras coletivas Peixe Urbano e coletamos 40 anúncios que compuseram o corpus, do qual selecionamos e analisamos uma amostra de 10 textos para a elaboração deste artigo. Além disso, analisamos também 60 questionários que foram aplicados em três cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (Letras, Pedagogia e Ciências Sociais). Aplicamos 20 questionários em cada curso, contendo seis perguntas dissertativas, com o intuito de avaliar a percepção dos usuários intuitivos quanto aos traços caracterizadores do gênero e a intenção do usuário. Esse procedimento foi realizado com base em 2 anúncios publicitários-modelo. O resultado evidenciou que a metafunção composicional, contemplando valor de informação, saliência e framing, confere ao gênero em discussão traços particularizantes, que reforçam seu valor socialmente constituído em contextos específicos. Donde se conclui que os gêneros são, de fato, sócio-histórico-culturalmente determinados em função de aspectos linguístico-discursivos evidenciados na linguagem verbal e visual que os compõem.
ABSTRACT
This study entitled The compositional metafunction in promotional email has as its central objective to analyze the compositional metafunction as a strategy for the construction of meanings inherent in promotional e-mail, which particularizes it as a discursive genre of advertising. To achieve this goal, we rely on Bhatia’s theoretical-methodological proposal (1993; 2004) for the characterization of gender, and on the conceptions proposed by Bakhtin (2003) and Marcuschi (2008). We follow Kress and van Leeuwen (1996) regarding the concept of multimodality, with emphasis on the compositional metafunction, aspect of interest in this study. To carry out the research, we visited the Peixe Urbano collective purchase site and collected 40 ads that composed the corpus, from which we selected and analyzed a sample of 10 texts to elaborate this article. In addition, we also analyzed 60 questionnaires that were applied in three undergraduate courses of the Federal University of Ceará (Letters, Pedagogy and Social Sciences). We applied 20 questionnaires in each course, containing six essay questions, in order to evaluate the intuitive users’ perception of the characterizing traits of the genre and the intention of the user. This procedure was based on two advertising model. The result has evidenced that the compositional metafunction, contemplating information value, salience and framing, gives the genre under discussion particularizing traits that reinforce its socially constituted value in specific contexts. It is concluded that the genres are, in fact, socio cultural historically determined according to linguistic-discursive aspects evidenced in the verbal and visual language that compose them.
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