A HIPERLEXICALIZAÇÃO EM GÊNEROS ANÚNCIOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a hiperlexicalizaçãoem anúncios e verificar em qual(is) anúncio(s) omencionado processo se evidencia com mais intensidade, jáque trabalharemos com uma colônia de anúncios. Nestapesquisa, seguimos a concepção teórica de Kleiman (2002),referente ao estudo da categoria linguística em questão, emborafaçamos incursões a respeito do trabalho de Antunes([1937] 2009; [1937] 2005) sobre a coesão lexical, que temrelação com o mesmo tema. Para o desenvolvimento destapesquisa, analisamos uma amostra composta por 30 anúncios,assim distribuídos: 10 anúncios classificados, 10 fúnebres e10 publicitários (de revista). A análise nos revelou que a hiperlexicalizaçãose mostra um processo produtivo de construçãode sentido do texto e da progressão textual nos anúncios,de modo geral, todavia, de forma mais produtiva nosgêneros anúncios publicitários (de revista), nos quais diversositens lexicais se apresentam como recorrentes na organizaçãotextual desse gênero. Este resultado nos leva a concluir, até omomento da pesquisa, que este processo não deve passar aolargo do olhar dos linguistas, por isso, deve ser melhor investigadonuma amostra mais ampla, a fim de ser analisado e,possivelmente constatadas outras relações possíveis.Palavras-chave: Hiperlexicalização; gêneros; anúncios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A HIPERLEXICALIZAÇÃO EM GÊNEROS ANÚNCIOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2393. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).