A RELEVÂNCIA DE ASPECTOS FORMAIS E FUNCIONAIS EM FENÔMENOS VARIÁVEIS RELACIONADOS À PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NO PORTUGUÊS DO BRASIL E DE PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.2.10Resumo
Este trabalho busca apresentar análise dos fenômenos de alternância pronominal entre nós e a gente e de concordância verbal de primeira pessoa do plural em variedades do português do Brasil e de Portugal, estabelecendo um quadro comparativo entre os fatores linguísticos de natureza formal e de natureza funcional. O embasamento teórico da pesquisa se dá, primordialmente, com base nos pressupostos da Sociolinguística Laboviana (LABOV, 2003) e do Sociofuncionalismo (CEZARIO, MARQUES E ABRAÇADO, 2016, dentre outros). O corpus empregado é composto de 152 entrevistas sociolinguísticas provenientes do Corpus de Referência do Português Contemporâneo (BACELAR DO NASCIMENTO, 2000), do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; e do Banco de Dados Iboruna (GONÇALVES, 2007), do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, da Universidade Estadual Paulista. Os resultados apontam que, nos fenômenos investigados, há diferentes motivações internas para a variação linguística, com a atuação de fatores de natureza formal, como paralelismo discursivo e saliência fônica, e de natureza funcional, como determinação do sujeito. A relevância maior ou menor dos grupos de fatores das diferentes naturezas irá depender da variedade linguística e também do fenômeno investigado.
Palavras-chave: Primeira pessoa do plural. Variação linguística. Formal. Funcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).