O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS
Abstract
O ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz dasabordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1084. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).