POLÍTICAS LINGUÍSTICAS SOBRE A LIBRAS: AS CRENÇAS DOS ESTUDANTES DE LETRAS / LANGUAGE POLICY ON LIBRAS: BELIEFS OF LETTERS STUDENTS
Keywords:
Política Linguística, Crenças, Libras.Abstract
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos da disciplina de Libras nas crenças dos estudantes de Letras sobre essa língua. Para atingirmos esse objetivo, utilizamos a noção de política linguística de Spolsky (2004, 2007, 2009, 2012) e elaboramos um instrumento de coleta de dados constituído por questões objetivas. Para a análise dos dados, utilizamos o software SPSS. Os resultados deste trabalho indicam que as crenças do senso comum dos discentes sobre a Libras são relativamente baixas e que a disciplina de Libras teve um efeito positivo na desconstrução de cinco das sete crenças investigadas.
ABSTRACT
This research aims to investigate the effects of the discipline of Libras in the beliefs of students of Letters about this language. In order to achieve this goal, we use the notion of language policy from Spolsky (2004, 2007, 2009, 2012) and we designed an instrument to collect data composed of objective questions. For data analysis, we used the SPSS software. The results indicate that the beliefs of common sense of the students about Libras are relatively low and the discipline of Libras had a positive effect on deconstruction of five of the seven investigated beliefs.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).