A SUBJETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE ARTIGOS DE PESQUISA
Resumen
Pesquisas recentes sobre leitura e escrita como processos sociais revelam que a construção e a compreensão de significados é realizada através da interação entre sujeitos nos contextos nos quais co-participam. Neste sentido, os discursos acadêmicos, em especial os gêneros textuais escritos, são formas de agir no mundo através da linguagem em um momento sócio-histórico. O entendimento da escrita situada como processo social envolve, dentre vários aspectos, o estudo da subjetividade e identidade do escritor na produção de seu texto. O objetivo, portanto, deste trabalho é o de examinar a questão da subjetividade envolvida na construção de significados em artigos de pesquisa escritos por alunos de pós-graduação na área de Linguística Aplicada.Os resultados apontam para a presença de índices de subjetividade nos textos analisados em oposição ao discurso científico dominante e revelam como esses escritores constróem suas identidades sociais através da linguagem.
Palavra-chave:gênero textual, texto acadêmico, subjetividade
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).