DISCOURSES ON AND AROUND ENGLISH TEACHING
THE CASE OF A BRAZILIAN CURRICULUM
Resumen
Este artigo pretende explorar as representações discursivas de uma Proposta Curricular para o ensino de inglês no Norte do Brasil. Considera não apenas os autores do currículo e as representações do ensino de inglês no ensino médio, mas também os papéis discursivos desempenhados pelos professores nesse texto. Recorre também à Análise do Discurso francesa e seus conceitos de esquecimento, assujeitamento, e formação ideológica e discursiva. A metodologia é baseada nos procedimentos de Orlandi. Resultados preliminares indicam que o currículo tocantinense representa o ensino de inglês por meio de um amplo horizonte de expectativas quanto à sua relevância, validade e impacto cotidiano. O documento tende a supervalorizar o discurso científico-literário ao silenciar as vozes dos professores e sua práxis cotidiana. O currículo também tenta encontrar em um sistema econômico capitalista as razões que podem justificar o ensino de inglês em uma região profundamente rural e socioeconomicamente vulnerável. As identidades dos autores do documento parecem revelar-se através de várias contradições entre totalidade e dispersão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).