DISCOURSES ON AND AROUND ENGLISH TEACHING

THE CASE OF A BRAZILIAN CURRICULUM

Autores

  • Gilberto Alves Araujo WITS; UFPA
  • Gizélia Maria da Silva Freitas UFPA

Resumo

Este artigo pretende explorar as representações discursivas de uma Proposta Curricular para o ensino de inglês no Norte do Brasil. Considera não apenas os autores do currículo e as representações do ensino de inglês no ensino médio, mas também os papéis discursivos desempenhados pelos professores nesse texto. Recorre também à Análise do Discurso francesa e seus conceitos de esquecimento, assujeitamento, e formação ideológica e discursiva. A metodologia é baseada nos procedimentos de Orlandi. Resultados preliminares indicam que o currículo tocantinense representa o ensino de inglês por meio de um amplo horizonte de expectativas quanto à sua relevância, validade e impacto cotidiano. O documento tende a supervalorizar o discurso científico-literário ao silenciar as vozes dos professores e sua práxis cotidiana. O currículo também tenta encontrar em um sistema econômico capitalista as razões que podem justificar o ensino de inglês em uma região profundamente rural e socioeconomicamente vulnerável. As identidades dos autores do documento parecem revelar-se através de várias contradições entre totalidade e dispersão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Alves Araujo, WITS; UFPA

PhD Candidate, School of Languges, Literature and Media, Department of Linguistics & Media Studies, The University of the Witwatersrand (WITS).

Professor Assistente, Departamento de Língua Inglesa, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gizélia Maria da Silva Freitas, UFPA

É professora da Universidade Federal do Pará, na área de Estudos Linguísticos; Graduada em Letras Português e Inglês, mestre em Letras, com ênfase em Linguística, pela UFPA (2012) e especialista em Estudos Linguístico e Análise Literária pela UEPA (2009). Atuou como Coordenadora do Curso de Graduação em Letras Língua Inglesa do campus universitário de Altamira (2018-2020) e vice-coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Letras: linguagem e ensino, também no campus universitário de Altamira (2017-2019). Pesquisa sobre ensino e aprendizagem de inglês por crianças e formação de professores de línguas da região da Transamazônica-Xingu. 

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

ALVES ARAUJO, Gilberto; DA SILVA FREITAS, Gizélia Maria. DISCOURSES ON AND AROUND ENGLISH TEACHING: THE CASE OF A BRAZILIAN CURRICULUM. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92280. Acesso em: 19 dez. 2024.