Às voltas com o quarto capítulo de Matéria e Memória
Palavras-chave:
Duração. Consciência. Temporalidade. Matéria.Resumo
O presente estudo analisa temas centrais do livro Matéria e Memória (1896), de Henri Bergson, presentes nos três primeiros capítulos e retomados no quarto. Busca-se apresentar as relações tecidas entre a psicologia dos graus de consciência e a metafísica da matéria proposta pelo autor, enfatizando o modo como sua abordagem é capaz de relacionar temas aparentemente tão díspares, mas que possuem um vínculo subterrâneo essencial para a obra analisada. Tal vínculo revela quão necessária se torna uma teoria da memória, visando não apenas demonstrar que o espírito é independente do cérebro, como também para a compreensão da maneira com que se dá a contração efetuada pela consciência sobre a matéria, tornando inteligível o aspecto desta, a um só tempo, qualitativo e quantitativo. A psicologia e a metafísica unem-se, além disso, para a compreensão de como o imediato material é qualitativo e dado em si mesmo. Utilizou-se, para a pesquisa, a fonte primária dos textos do autor, cuja leitura permite se apresentarem essas diferentes incursões pela metafísica de Henri Bergson.
Downloads
Referências
BERGSON, H. A energia espiritual. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Seleção de textos de Franklin Leopoldo e Silva. Trad. Franklin Leopoldo e Silva e Nathanael Caxeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BERGSON, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Trad. e notas de Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2020.
BERGSON, H. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BERGSON, H. O paralelismo psicofísico e a metafísica positiva. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v. 8, n. 1, abr./2020b, p. 457-484.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Heliakim Marques Trevisan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.