Teoria crítica e pedagogia do amor: perspectivas de resistência em Adorno e bell hooks

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96137

Palabras clave:

Educação Emancipadora. Teoria Crítica. bell hooks. Amor.

Resumen

O presente artigo se desafia a relacionar as interfaces entre a teoria crítica, especialmente em sua vertente adorniana, e a pedagogia de bell hooks, tomando como base as obras Educação e Emancipação, Ensinando a Transgredir e Ensinando Comunidade. Diante de uma sociedade marcada por uma racionalidade técnica e por estruturas educacionais que reforçam lógicas de dominação, novas pedagogias propõem pensar a educação como prática de liberdade, ato de amor e espaço de resistência. É nesse contexto que direcionamos nosso olhar para os desafios enfrentados pela educação contemporânea, apontando possibilidades de ruptura com a lógica neoliberal por meio de uma pedagogia afetiva e de resistência. Em um mundo marcado pela desumanização, se ainda existem possibilidades de um ato educativo voltado à emancipação do indivíduo, elas passam hoje pela transformação das relações afetivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanuelle Beserra de Oliveira, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professora EBTT de Filosofia do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Grupo “Educação, Teoria Crítica e Filosofia Contemporânea” (CNPq). Coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) – IFCE, campus Jaguaribe.

Citas

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Gesammelte Schriften, Band 8. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972-80. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. A revisão definitiva, feita pelo mesmo grupo, contou também com a colaboração de Paula Ramos de Oliveira. Teoria da Semicultura. In: ADORNO, T. W. Primeira Versão. Porto Velho: [s.n.], 2005.

ADORNO, T. W. Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

ADORNO, T. W. Minima Moralia: reflexões sobre a vida danificada. São Paulo: Ática, 1992.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. São Carlos: Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação. 2003.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L.A.C.B. (Orgs.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ática, 2010.

DUARTE, R. Adorno/Horkheimer & a dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

HOOKS, b. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

HOOKS, b. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução de Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021a.

HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, b. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021b.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.

OLIVEIRA, E. B. de. Diálogo entre a filosofia crítica de Theodor Adorno e o cinema de Glauber Rocha: formação e experiência estética. 2021. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

OLIVEIRA, E. B. de; RECH, H. L. O conceito de esclarecimento e o educar emancipatório em Theodor Adorno. Kínesis, Marília, v. XIII, n. 35, p. 79-93, 2021.

SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Oliveira, E. B. de. (2025). Teoria crítica e pedagogia do amor: perspectivas de resistência em Adorno e bell hooks. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(Especial2), 38–48. https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96137

Número

Sección

Ensino de filosofia e epistemologias feministas: práticas de insurgência intelectual

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.