CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA: A FILOSOFIA PENSADA E SENTIDA NA PELE

Autores/as

  • Maria de Fátima Pires Raposo de Matos Souza
  • Christian Lindberg Lopes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n20id62609

Palabras clave:

Ensino, Filosofia, Cinema, Adorno, Cabrera

Resumen

Realizada numa escola pública do município de Sergipe, este artigo analisa e descreve uma intervenção, no ensino médio, em que o uso de cinema foi o suporte principal desta experiência. Para tal, tornou-se necessário delimitar o arcabouço teórico deste trabalho, a partir de duas principais referências: um breve debate entre Theodor Adorno e o filósofo contemporâneo Julio Cabrera. Em seguida, demonstramos as etapas metodológicas desta intervenção, expondo suas fluências e retificações. Da escolha dos filmes até as atividades propostas, alunos e alunas comprovam que o cinema pode ser um dos grandes aliados ao fomento de um autêntico ambiente filosófico. Nossa pesquisa-intervenção indica caminhos para desconstruir a Indústria Cultural a partir dela mesma, por meio dos conceitos, elaborados por Cabrera, de logopatia e conceito-imagem. Com isto, filmes considerados comerciais não precisam ser excluídos do universo fílmico dos jovens, uma vez que eles também possuem grande potencial filosófico. O cinema, no cotidiano das aulas de filosofia, apresenta-se não só como instrumento de extração de conceitos de temas clássicos da filosofia, mas no desencadear do próprio ato de filosofar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guid.o Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através de filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

______ . Diário de um filósofo no Brasil. Revista Estudos Filosóficos. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2013.

DUARTE, R. Cinema e Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LARROSA, J.B. Notas sobre o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação n. 19. Universidade de Barcelona: Barcelona, 2002

______, Jorge. Linguagem e Educação de Babel. São Paulo: Autêntica, 2007


Filmografia

CENTRAL do Brasil. Direção Walter Salles. BR/ FR: Europa Filmes, 1998. 1 DVD (110min)

CIDADÃO Kane. Direção de Orson Wells. EUA: Warner Bros, 1967. 2 DVDs (119min)

MULHER Maravilha. Direção de Patty Jenkis. EUA: Warner Bros, 2017 1 DVD (142min)

O MENTIROSO. Direção de Tom Shadyac. EUA: Univrsal, 1997. 1 DVD

O SHOW de Truman. Direção de Peter Weir. EUA: Universal, 1998. 1 DVD (102min)
SOB o Domínio do Mal. Direção de Jonathan Demme. EUA: Universal, 2004. 1 DVD (130min)

UM Ato de Coragem. Direção de Nick Cassavetes. EUA: Playarte Pictures, 2002. 1 DVD (118min)

Publicado

2021-02-17

Cómo citar

SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos; NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA: A FILOSOFIA PENSADA E SENTIDA NA PELE. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 20, p. 84–99, 2021. DOI: 10.30611/2020n20id62609. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/62609. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Ensino de Filosofia