DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS AÇÕES DOCENTES NA SALA DE AULA JUNTO A ESTUDANTES COM TEA E TDAH
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96260Palavras-chave:
estudantes, TEA, TDAH, professorResumo
A investigação mostra as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes com TEA e TDAH na escola. Ademais, indicam-se as ações pedagógicas que os professores são capazes de realizar em sala de aula e na escola para eliminar ou diminuir as barreiras dos estudantes sob escólio, tendo como foco a aprendizagem e a plena participação dos alunos. Procede-se a um comentário sobre a importância de situar-se a educação especial, seu público-alvo, na perspectiva da educação inclusiva.
Downloads
Referências
ALVES, Angela Karenine Saraiva; ALVES, Thamy Saraiva. O autismo e o psicólogo na psicologia clínica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4162. Acesso em: 14 maio 2025.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ARAÚJO, Ana Gabriela Rocha; SILVA, Mônica Aparecida; ZANON, Regina Basso. Autismo, neurodiversidade e estigma: perspectivas políticas e de inclusão. [S. l; s. n.]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/S5FdcTLWS9bPdJwPXcdmnHz/#. Acesso em: 10 maio 2025.
BERNARDES, Júlio. Medicamento e treino parental se mostram eficazes no TDAH infantil em estudo da USP. Jornal da USP, São Paulo, 9 nov. 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/medicamento-e-treino-parental-no-tratamento-de-tdah-em-criancas-e-avaliada-em-estudo-da-usp/. Acesso em: 30 mar. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 jun. 2025.
BRASIL. Projeto de lei n.º 4.225, de 2023. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/propmostrarintegra?codteor=2325370.
Acesso em: 30 mar. 2025.
GIL, Gilberto. Ser diferente é normal. [S. l; s. n.]. Disponível em: https://www.letras.mus.br/
gilberto-gil/ser-diferente-normal/. Acesso em: 30 mar. 2025.
HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Tradução de Guilherme Summa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
VASCONCELOS, Celso. Desafio da qualidade da educação: gestão da sala de aula. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/
02/celsovasconcellos-seesp_qualed_gesto_sa_1_1.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025.
ZERBATO, Ana Paula; CAPELLINI, Vera L Messias Fialho. O que é ensino colaborativo? São Paulo: Edicon, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Rogério Sousa da Silva, Eduardo Ferreira Chagas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










