DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS AÇÕES DOCENTES NA SALA DE AULA JUNTO A ESTUDANTES COM TEA E TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96260

Palavras-chave:

estudantes, TEA, TDAH, professor

Resumo

A investigação mostra as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes com TEA e TDAH na escola. Ademais, indicam-se as ações pedagógicas que os professores são capazes de realizar em sala de aula e na escola para eliminar ou diminuir as barreiras dos estudantes sob escólio, tendo como foco a aprendizagem e a plena participação dos alunos. Procede-se a um comentário sobre a importância de situar-se a educação especial, seu público-alvo, na perspectiva da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Pedro Rogério Sousa da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED (UFC) e pós-doutorando em Ensino de Filosofia sob a supervisão do Professor doutor Eduardo Ferreira Chagas na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eduardo Ferreira Chagas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em Filosofia pela Universität Munster. Doutor em Filosofia pela Universität von Kassel. Professor efetivo (associado) do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED (UFC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2).

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2025-11-17

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