A ideia de letramento discursivizada em enunciados: um gesto de leitura

Autores

  • Jakeline A. Semechechem Universidade Estadual de Maringá - UEM

    DOI:

    https://doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.238-255

    Palavras-chave:

    Letramento, Função enunciativa, Memória discursiva.

    Resumo

    Este artigo tem como objetivo apresentar um gesto de leitura e descrição da ideia de letramento produzida em enunciados de pessoas de um município no interior do Paraná, sul do Brasil. Para o gesto de leitura e descrição dos enunciados que compõem a série enunciativa, foram adotados conceitos do método arqueológico e de desdobramentos cunhados a partir desse método. O gesto de leitura mostra que a ideia de letramento produzida é de letramento relacionado à escolarização, associado à titulação acadêmica e como ascensão social. A produção dessa ideia de letramento é perpassada pelo saber científico e pelo saber religioso que são evocados por enunciados coexistentes e pelo efeito de memória. Ainda esses enunciados evocados de um já dito apontam para a coexistência de enunciados que referenciam o entrelaçamento da ideia de letramento com o campo religioso.

    Biografia do Autor

    • Jakeline A. Semechechem, Universidade Estadual de Maringá - UEM
      Doutoranda em Letras na Universidade Estadual de Maringá (UEM/ Paraná), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Superior (CAPES) e mestre em Letras também pela Universidade Estadual de Maringá.

    Downloads

    Publicado

    30-11-2013

    Edição

    Seção

    Artigos - Linguística Aplicada

    Como Citar

    A ideia de letramento discursivizada em enunciados: um gesto de leitura. Entrepalavras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 238–255, 2013. DOI: 10.22168/2237-6321.3.3.2.238-255. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/98944. Acesso em: 21 set. 2026.