A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA

Authors

  • Allan de Andrade Linhares PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

    DOI:

    https://doi.org/10.36517/ep7.99189

    Keywords:

    Ensino de escrita. Estratégias referenciais. Argumentação.

    Abstract

    O homem vive inserido em práticas interacionais. Nesse envolvimento, seleciona estratégias construídas, intersubjetivamente, a partir de atividades cognitivas e discursivas, para nomear as coisas do mundo e, assim, atingir, entre outros, os seus propósitos argumentativos. Logo, o processo de produção textual, seja oral ou escrito, é, essencialmente, marcado por estratégias referenciais. Este estudo ampara-se em uma perspectiva sociocognitivo-interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch, 2007; Koch; Cunha-Lima, 2009), e a referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995). Ainda há uma grande lacuna em relação a pesquisas que abordem questões de ensino-aprendizagem, sobretudo de língua, em EJA, o que pretendemos fazer nesta produção. Cumpre-nos, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento norteador: como é tratada a referenciação no ensino de escrita na EJA? Nosso objetivo é investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de escrita. Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência no ensino de produção textual a partir do estudo de uma música e, em seguida, apresentamos alguns encaminhamentos de como trabalhar como os processos referenciais no ensino de escrita.

    Author Biography

    • Allan de Andrade Linhares, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
      É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutorando em Língua Portuguesa pela PUC/SP; tem mestrado em Letras pela Universade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, professor efetivo de Língua Portuguesa das Secretarias de Educação do Estado do Piauí e do município de Parnaíba. Foi professor temporário da Universidade Federal do Piauí, da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Linguistica do texto, Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Metodologia da Pesquisa Científica.

    Published

    2017-04-09

    How to Cite

    A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA. Entrepalavras, [S. l.], v. 7, n. 5 esp, p. 103–120, 2017. DOI: 10.36517/ep7.99189. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99189. Acesso em: 21 sep. 2026.