Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta

Autores/as

  • Eduardo Dias da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB)

    DOI:

    https://doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.168-181

    Palabras clave:

    Português como segunda língua. Gênero textual. Sequência didática.

    Resumen

    Neste artigo desenvolvido através de um estudo qualitativo de uma pesquisa-ação, preocupamo-nos em discutir e elaborar uma sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos, de forma lúdica e significativa, através do gênero textual descrição bibliográfica para que eles possam desenvolver capacidades para agir socialmente em situações acadêmicas ou profissionais específicas. Trabalhar com este gênero textual direcionado pedagogicamente em sala de aula, fazendo os estudantes surdos criarem e refletirem sobre temas próximos das suas realidades, apresentou-se como imprescindível na atualidade, pois, hoje, entendemos que uma educação de qualidade só é alcançada pelos estudantes surdos, se os professores os levam a refletir sobre situações que os rodeiam no mundo real. Entendemos que, para se atingir estes objetivos com os estudantes surdos, os professores devem fazer da sala de aula um laboratório, levantando sempre situações-problemas que instiguem os estudantes a pensar de maneira crítico-reflexiva.

    Biografía del autor/a

    • Eduardo Dias da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem da Universidade de Brasília (GECAL/UnB)
      Mestre em Linguística Aplicada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET da Universidade de Brasília - UnB (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2006). Integrante do Núcleo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/PPGL/UnB) filiado ao Grupo de Pesquisa CNPq em Educação Crítica de Profissionais da Linguagem para além-mar: Políticas linguísticas, Identidades, Multiletramentos e Transculturalidade, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, estou diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, a Oralidade do FLE, os estudos sobre Gêneros Discursivos, as Teorias Curriculares, os (Multi)Letramentos em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das minhas atividades e interesses de pesquisa e ensino em uma perspectiva transdisciplinar em Linguística, Linguística Aplicada (Crítica), Literatura, Educação e ciências afins.

    Publicado

    2016-07-31

    Número

    Sección

    Artigos - Linguística Aplicada

    Cómo citar

    Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta. Entrepalavras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 168–181, 2016. DOI: 10.22168/2237-6321.6.6.1.168-181. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99087. Acesso em: 21 sep. 2026.