A formação lexical da toponímia humana municipal alagoana

Autores/as

  • Pedro Antonio Gomes MELO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

    DOI:

    https://doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.83-96

    Palabras clave:

    Lexicologia. Toponímia. Morfologia.

    Resumen

    ste artigo apresenta uma descrição da dinâmica lexical — estrutura e formação de palavras — do léxico toponímico humano municipal de Alagoas, à luz dos estudos da Morfologia em interlocução com a Toponímia. Como base teórica às análises, foram utilizados os autores basilares no campo da formação lexical (BASÍLIO, 2007; KEHDI, 2006; SANDMANN, 1991, 1992; ZANOTTO, 1996) e no campo da Toponímia (DICK, 1990, 1992, 2007; ISQUERDO, 2012). Após as análises, os resultados apontaram que os sintagmas toponímicos se revelaram mais produtivos do que os topônimos simples na função de nomear cidades alagoanas. Além disso, em relação às estruturas mórficas dos nomes das municipalidades analisados, a composição por justaposição formada por elemento nuclear + adjunto restritivo sem o auxílio de preposição se revelou a mais recorrente constituição mórfica neste léxico toponímico.

    Biografía del autor/a

    • Pedro Antonio Gomes MELO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
      Graduado em Letras: português e inglês (CESMAC), especialista em língua portuguesa e mestre em linguística pela UFAL. Atualmente, é professor assistente do departamento de Letras da UNEAL, campus III.

    Publicado

    2016-07-31

    Número

    Sección

    TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA (seção vária)

    Cómo citar

    A formação lexical da toponímia humana municipal alagoana. Entrepalavras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 83–96, 2016. DOI: 10.22168/2237-6321.6.6.1.83-96. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99088. Acesso em: 21 sep. 2026.