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DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96156

Parole chiave:

análise dialógica do discurso, carnavalização, publicações no Instagram

Abstract

A compreensão da realidade se desenvolve na comunicação social ideológica (Medviédev, 2012). Nessa perspectiva, a linguagem é o principal instrumento mediador entre "eu" e o "outro"; entre "eu" e o mundo. Nesse parâmetro, este estudo objetiva investigar, em um perfil da rede social Instagram, como os enunciados reconstroem comicamente o acontecimento sobre a visita de Jair Bolsonaro ao velório da Rainha Elizabeth II. Para tal, delineia como objetivos: (1) identificar, no perfil Jornal Sensacionalista, as publicações que se caracterizam como carnavalescas sobre a visita de Jair Bolsonaro ao velório da Rainha Elizabeth II; e (2) analisar, à luz do conceito de carnavalização, como a linguagem opera na construção dos enunciados que compõem as publicações referidas. Teoricamente, ampara-se no arcabouço conceitual da Análise Dialógica do Discurso (ADD), em particular, nos conceitos de enunciado concreto e carnavalização (Bakhtin, 1981, 2015). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e dialógica, cujo corpus é constituído por duas publicações da rede social Instagram, as quais integram o perfil intitulado Jornal Sensacionalista. Os resultados apontam a carnavalização das duas publicações investigadas, haja vista a inversão dos valores oficiais e simbólicos em irreverência lúdica, a partir do contexto de produção e circulação, bem como da linguagem. Diante dos resultados, conclui-se que a linguagem é “contaminada pelo riso”, posto que atua como uma ferramenta para provocar o lúdico e o irônico e enfraquecer o caráter fechado e sistemático dos acontecimentos históricos.

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Biografia autore

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq) e o Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse e desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual acadêmica.

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Pubblicato

2025-09-13

Come citare

SILVA, Juliana Marcelino. Título Padrão. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96156, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96156. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96156. Acesso em: 5 dic. 2025.

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Artigos - Vária

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