O fetiche da cesariana e a objetificação do nascimento em discursividades da Revista Veja São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.96362Parole chiave:
mídia, parto, cesariana, fetichismo da mercadoria, discursoAbstract
Este artigo analisa o funcionamento discursivo na constituição de sentidos sobre o parto, com foco na valorização da cesariana e na objetificação do nascimento. Com base na Análise Materialista do Discurso, articulada ao conceito de fetichismo da mercadoria (Marx, 2013), investiga-se como a mídia funciona na naturalização de práticas hospitalares, na estetização do parto e na transformação do corpo da mulher em mercadoria. A partir de reportagem da Revista Veja São Paulo, analisamos a constituição de um imaginário que associa a cesariana ao progresso, ao conforto e ao status social, ao mesmo tempo em que desloca o nascimento de sua dimensão simbólica e relacional. A análise discute como essas práticas são moldadas pelo capitalismo biomédico e pelo mercado, apagando formas alternativas e humanizadas de parir. Conclui-se que o parto, enquanto experiência fisiológica e política, vem sendo progressivamente capturado por discursos de consumo e espetáculo, embora tensionado por resistências que buscam ressignificá-lo.
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