A microconstrução “daí que” e a orientação argumentativa dos textos: um estudo textual-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96364

Palavras-chave:

daí que, conectores, LFCU, LT, textualização

Resumo

Este estudo investiga a microconstrução “daí que” e a orientação argumentativa dos textos, focalizando seus efeitos pragmático-discursivos e sua contribuição para as estratégias de textualização, coesão e coerência. Adota uma proposta de interface entre a Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) (Cunha, Bispo e Silva, 2013) e a Linguística Textual (LT) (Neves, 2004; Abreu, 2017; Castanheira, 2020, 2022). A metodologia empregou uma análise sincrônica de 32 ocorrências do conector “daí que” extraídos do Corpus do Português NOW. A análise quantitativa identificou a frequência de uso do conector, enquanto a qualitativa explorou suas funções discursivas e implicações para a progressão e coerência textual. Em conclusão, o estudo sugere que a microconstrução “daí que” desempenha um papel fundamental nas estratégias de textualização, particularmente em sequências argumentativas, contribuindo significativamente para a coesão e progressão textual. Seu uso recorrente, conforme o processo de construcionalização, reforça seu papel como articulador de relações de causalidade e conclusão corroborando os estudos de Arena (2014, 2015). O estudo também destaca os desafios em classificar sequências textuais de forma rígida, pois o “daí que” transita entre funções de consequência e conclusão, especialmente em contextos expositivo/descritivos, sugerindo a necessidade de se considerar que os gêneros textuais são dinâmicos e frequentemente mesclam diferentes sequências.

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Biografia do Autor

Jairo Santos AQUINO, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Atua na Ufes como Técnico em Assuntos Educacionais. Graduado em Letras – Português (2003), Especialista em Linguística (2004) e Mestre em Gestão Pública (2015), pela Ufes. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística / Linguística Textual. Foi professor de Ensino Básico e Tutor EaD no Ensino de Graduação, além de atuar na Gestão e Avaliação da Educação Superior. Na Ufes, atuou como Coordenador de Avaliação de Cursos (2015-2019) da Secretaria de Avaliação Institucional.

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Publicado

30-11-2025

Como Citar

AQUINO, Jairo Santos. A microconstrução “daí que” e a orientação argumentativa dos textos: um estudo textual-funcional. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96364, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96364. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96364. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos