Pode uma diva pop ser melancólica? O imaginário dos fãs brasileiros sobre Adele, suas músicas e a melancolia
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96073Palavras-chave:
Estudos de fãs; Cultura pop; Música pop; Diva pop; Melancolia.Resumo
Esta pesquisa busca compreender de que maneira se institui a percepção dos fãs de Adele, chamados daydreamers, brasileiros sobre o imaginário da cantora como uma diva pop melancólica. Com o objetivo de comprovar esta hipótese, adentramos inicialmente as perspectivas sobre melancolia, em especial abordando sua capacidade criativa (Kehl, 2011; Peres, 2011; Silva, 2025) e de resistência contra os moldes neoliberais (James, 2015). Em seguida, buscamos descrever um pouco sobre o que é diva pop (Lister, 2020; Soares, 2020) e como ela se configura junto a seus fãs, através das identidades (Hall, 2022; Woodward, 2014), estudos de celebridades (Rojek, 2008; Duffet, 2014) e a música (Denora, 2000). Seguindo, aprofundamos a perspectiva do capital e da biografia como partes essenciais para a construção musical (Soares, 2022; Wang, 2025), especialmente em Adele. E, por último, analisamos um questionário digital (Bernal, 2010) de 234 respostas, em que somente 155 foram consideradas. Elas foram coletadas junto aos fandoms brasileiros: AdeleLaurieBr (@adelelauriebr) e Adele Access Br (@adeleaccesbr), entre 24/02/2025 e 08/04/2025. A análise rendeu resultados confirmando o imaginário melancólico em torno de Adele, por meio da representação de simbologias e vínculos que os fãs criam com a cantora e suas produções.
Downloads
Referências
BERNAL, César Augusto Torres. Metodología de la investigación. 3. ed. Bogotá: Pearson Educación, 2010.
CHIN, Bertha; MORIMOTO, Lori Hitchcock. Rumo a uma teoria do fandom transcultural. Brazilian Creative Industries Journal, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2024.
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
DUFFETT, Mark. Celebrity: The Return of the Repressed in Fan Studies? In: DUITS, Linda; ZWAAN, Koos; REIJNDERS, Stijn. (Eds.). The Ashgate Companion to Fan Cultures. Surrey: Ashgate, 2014. p. 163-180.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022.
KEHL, Maria Rita. Melancolia e Criação. In: FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
JAMES, Robin. Resilience & melancholy: Pop music, feminism, neoliberalism. New Alresford: John Hunt Publishing, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015.
LOPES, Denilson. Melancolia Pop: Confissões do Rapaz mais Triste do mundo. REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, Cuiabá, v. 6, n. 21, p. 382-397, set./dez. 2023.
LISTER, Linda. Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas. In: SOARES, Thiago; LINS, Mariana; MANGABEIRA, Alan. (Orgs.). Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 111-125.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
PERES, Urania Tourinho. Uma ferida a sangrar-lhe a alma. In: FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
ROJEK, Chris. Celebridade. Trad. Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SILVA, Guilherme Alves. Catarse Criativo: Neuromarketing e Consumo Emocional na obra "30" de Adele. Rio de Janeiro: Multifoco, 2025.
SILVA, Guilherme Alves. “Mãe dos LGBT”: performances (digitais) de Adele e seus fãs brasileiros pela comunidade LGBTQIAPN+. e-Com, Belo Horizonte, v. 17, p. 80-95, 2024.
SOARES, Thiago. Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. In: SOARES, Thiago; LINS, Mariana; MANGABEIRA, Alan. (Orgs.). Divas Pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 25-42.
SOARES, Thiago. Performance e capital especulativo na música pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, 2022, p. 99-114.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 7-72.
WANG, Xiya. A Multidimensional Analysis of Adele’s Someone Like You: Culture, Society, and Emotion. In: 4th International Conference on Science Education and Art Appreciation (SEAA 2025). Atlantis: Atlantis Press, 2025. p. 192-199.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Alves, Adriana da Rosa Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
