Pode uma diva pop ser melancólica? O imaginário dos fãs brasileiros sobre Adele, suas músicas e a melancolia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96073

Palavras-chave:

Estudos de fãs; Cultura pop; Música pop; Diva pop; Melancolia.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender de que maneira se institui a percepção dos fãs de Adele, chamados daydreamers, brasileiros sobre o imaginário da cantora como uma diva pop melancólica. Com o objetivo de comprovar esta hipótese, adentramos inicialmente as perspectivas sobre melancolia, em especial abordando sua capacidade criativa (Kehl, 2011; Peres, 2011; Silva, 2025) e de resistência contra os moldes neoliberais (James, 2015). Em seguida, buscamos descrever um pouco sobre o que é diva pop (Lister, 2020; Soares, 2020) e como ela se configura junto a seus fãs, através das identidades (Hall, 2022; Woodward, 2014), estudos de celebridades (Rojek, 2008; Duffet, 2014) e a música (Denora, 2000). Seguindo, aprofundamos a perspectiva do capital e da biografia como partes essenciais para a construção musical (Soares, 2022; Wang, 2025), especialmente em Adele. E, por último, analisamos um questionário digital (Bernal, 2010) de 234 respostas, em que somente 155 foram consideradas. Elas foram coletadas junto aos fandoms brasileiros: AdeleLaurieBr (@adelelauriebr) e Adele Access Br (@adeleaccesbr), entre 24/02/2025 e 08/04/2025. A análise rendeu resultados confirmando o imaginário melancólico em torno de Adele, por meio da representação de simbologias e vínculos que os fãs criam com a cantora e suas produções.

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Biografia do Autor

Guilherme Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrado em Comunicação em andamento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Bolsista FAPERJ Nota 10 e integrante do grupo de pesquisa CULTPOP (Cultura Pop, Comunicação e Tecnologia) e CATS (Culturas Aurais e Tecnologias de Si). Autor do Livro: Catarse Criativo: Neuromarketing e Consumo Emocional na obra '30' de Adele. Integro a rede de pesquisadores latinoamericanos FSN-Latina. Produzo pesquisas voltadas para a música, estudos de fãs e cultura pop, em específico a perspectiva brasileira sobre Divas pop e seus respectivos fãs.

Adriana da Rosa Amaral, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Estudos Culturais e de Mídia atuando nos cursos de graduação em Estudos de Mídia e professora permanente no PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq (Nível B) e coordenadora do CULTPOP - Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. Realizou Pós-doutorado em Mídia, Cultura e Juventude na University of Surrey e Doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS). Atua na área de cultura digital, cultura pop e cultura de fãs.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Alves, G., & Amaral, A. da R. (2025). Pode uma diva pop ser melancólica? O imaginário dos fãs brasileiros sobre Adele, suas músicas e a melancolia. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 16(1), 64–83. https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96073

Edição

Seção

Dossiê "Sobre a Melancolia. Estranhezas entre a Estética e a Política"