Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96073Parole chiave:
Estudos de fãs; Cultura pop; Música pop; Diva pop; Melancolia.Abstract
Esta pesquisa busca compreender de que maneira se institui a percepção dos fãs de Adele, chamados daydreamers, brasileiros sobre o imaginário da cantora como uma diva pop melancólica. Com o objetivo de comprovar esta hipótese, adentramos inicialmente as perspectivas sobre melancolia, em especial abordando sua capacidade criativa (Kehl, 2011; Peres, 2011; Silva, 2025) e de resistência contra os moldes neoliberais (James, 2015). Em seguida, buscamos descrever um pouco sobre o que é diva pop (Lister, 2020; Soares, 2020) e como ela se configura junto a seus fãs, através das identidades (Hall, 2022; Woodward, 2014), estudos de celebridades (Rojek, 2008; Duffet, 2014) e a música (Denora, 2000). Seguindo, aprofundamos a perspectiva do capital e da biografia como partes essenciais para a construção musical (Soares, 2022; Wang, 2025), especialmente em Adele. E, por último, analisamos um questionário digital (Bernal, 2010) de 234 respostas, em que somente 155 foram consideradas. Elas foram coletadas junto aos fandoms brasileiros: AdeleLaurieBr (@adelelauriebr) e Adele Access Br (@adeleaccesbr), entre 24/02/2025 e 08/04/2025. A análise rendeu resultados confirmando o imaginário melancólico em torno de Adele, por meio da representação de simbologias e vínculos que os fãs criam com a cantora e suas produções.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERNAL, César Augusto Torres. Metodología de la investigación. 3. ed. Bogotá: Pearson Educación, 2010.
CHIN, Bertha; MORIMOTO, Lori Hitchcock. Rumo a uma teoria do fandom transcultural. Brazilian Creative Industries Journal, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2024.
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
DUFFETT, Mark. Celebrity: The Return of the Repressed in Fan Studies? In: DUITS, Linda; ZWAAN, Koos; REIJNDERS, Stijn. (Eds.). The Ashgate Companion to Fan Cultures. Surrey: Ashgate, 2014. p. 163-180.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2022.
KEHL, Maria Rita. Melancolia e Criação. In: FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
JAMES, Robin. Resilience & melancholy: Pop music, feminism, neoliberalism. New Alresford: John Hunt Publishing, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015.
LOPES, Denilson. Melancolia Pop: Confissões do Rapaz mais Triste do mundo. REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, Cuiabá, v. 6, n. 21, p. 382-397, set./dez. 2023.
LISTER, Linda. Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas. In: SOARES, Thiago; LINS, Mariana; MANGABEIRA, Alan. (Orgs.). Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 111-125.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
PERES, Urania Tourinho. Uma ferida a sangrar-lhe a alma. In: FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
ROJEK, Chris. Celebridade. Trad. Talita M. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SILVA, Guilherme Alves. Catarse Criativo: Neuromarketing e Consumo Emocional na obra "30" de Adele. Rio de Janeiro: Multifoco, 2025.
SILVA, Guilherme Alves. “Mãe dos LGBT”: performances (digitais) de Adele e seus fãs brasileiros pela comunidade LGBTQIAPN+. e-Com, Belo Horizonte, v. 17, p. 80-95, 2024.
SOARES, Thiago. Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. In: SOARES, Thiago; LINS, Mariana; MANGABEIRA, Alan. (Orgs.). Divas Pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 25-42.
SOARES, Thiago. Performance e capital especulativo na música pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, 2022, p. 99-114.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 7-72.
WANG, Xiya. A Multidimensional Analysis of Adele’s Someone Like You: Culture, Society, and Emotion. In: 4th International Conference on Science Education and Art Appreciation (SEAA 2025). Atlantis: Atlantis Press, 2025. p. 192-199.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Guilherme Alves, Adriana da Rosa Amaral

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
