HIPERLINKS E COERÊNCIA TEXTUAL NO TIKTOK

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

hiperlinks, coerência textual, tiktok

Resumo

Este artigo examina o papel dos hiperlinks no TikTok na construção de coerência textual em textos digitais. Argumenta-se que, além de ampliar o sentido dos textos, os hiperlinks estabelecem relações essenciais para a fluidez da leitura e compreensão nesse ambiente digital. A pesquisa fundamenta-se em conceitos da Linguística Textual, incluindo a definição de texto como "um enunciado que acontece como um evento singular, compondo uma unidade de comunicação e de sentido em contexto, expressa por uma combinação de sistemas semióticos" (Cavalcante et al., 2019). A análise explora como a coerência, longe de ser uma característica estática do texto, se constrói de forma dinâmica por meio das interações entre diferentes textos e usuários no ambiente digital. Analisando exemplos do TikTok, o estudo destaca a importância da relacionalidade, da deslinearização e da imprevisibilidade como características fundamentais dos tecnotextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Pedro de Andrade Sousa, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC), do Campus Benfica/Fortaleza-Ceará, membro do PROTEXTO e bolsista CAPES.

  • Marina Rodrigues Falcão, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação da Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa PROTEXTO (UFC), com interesse em Linguística Textual, especialmente nos critérios de intertextualidade, referenciação e tecnodiscursividade. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFC), sob orientação da Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante e coorientação da Profa. Dra. Vanda Maria Elias, na linha de pesquisa Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização.

  • Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

    Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CEARÁ/BRASIL) e do Mestrado em Estudos da Linguagem (UNILAB); Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP (BPI/CE); Pós-Doutora em Linguística de Texto, Mestre e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Líder do GELT - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (CNPq / UNILAB) e Líder do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq / UNILAB).

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

HIPERLINKS E COERÊNCIA TEXTUAL NO TIKTOK: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES DIGITAIS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 119–139, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94656. Acesso em: 9 fev. 2026.