HIPERLINKS E COERÊNCIA TEXTUAL NO TIKTOK

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94656

Palavras-chave:

hiperlinks, coerência textual, tiktok

Resumo

Este artigo examina o papel dos hiperlinks no TikTok na construção de coerência textual em textos digitais. Argumenta-se que, além de ampliar o sentido dos textos, os hiperlinks estabelecem relações essenciais para a fluidez da leitura e compreensão nesse ambiente digital. A pesquisa fundamenta-se em conceitos da Linguística Textual, incluindo a definição de texto como "um enunciado que acontece como um evento singular, compondo uma unidade de comunicação e de sentido em contexto, expressa por uma combinação de sistemas semióticos" (Cavalcante et al., 2019). A análise explora como a coerência, longe de ser uma característica estática do texto, se constrói de forma dinâmica por meio das interações entre diferentes textos e usuários no ambiente digital. Analisando exemplos do TikTok, o estudo destaca a importância da relacionalidade, da deslinearização e da imprevisibilidade como características fundamentais dos tecnotextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro de Andrade Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC), do Campus Benfica/Fortaleza-Ceará, membro do PROTEXTO e bolsista CAPES.

, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação da Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa PROTEXTO (UFC), com interesse em Linguística Textual, especialmente nos critérios de intertextualidade, referenciação e tecnodiscursividade. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFC), sob orientação da Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante e coorientação da Profa. Dra. Vanda Maria Elias, na linha de pesquisa Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização.

Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB/CEARÁ/BRASIL) e do Mestrado em Estudos da Linguagem (UNILAB); Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP (BPI/CE); Pós-Doutora em Linguística de Texto, Mestre e Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Líder do GELT - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (CNPq / UNILAB) e Líder do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística (CNPq / UNILAB).

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

DE ANDRADE SOUSA, João Pedro; RODRIGUES FALCÃO, Marina; PAIVA BRITO, Mariza Angélica. HIPERLINKS E COERÊNCIA TEXTUAL NO TIKTOK: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES DIGITAIS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 119–139, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94656. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94656. Acesso em: 5 dez. 2025.