HIPERLINKS E COERÊNCIA TEXTUAL NO TIKTOK
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM AMBIENTES DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94656Palavras-chave:
hiperlinks, coerência textual, tiktokResumo
Este artigo examina o papel dos hiperlinks no TikTok na construção de coerência textual em textos digitais. Argumenta-se que, além de ampliar o sentido dos textos, os hiperlinks estabelecem relações essenciais para a fluidez da leitura e compreensão nesse ambiente digital. A pesquisa fundamenta-se em conceitos da Linguística Textual, incluindo a definição de texto como "um enunciado que acontece como um evento singular, compondo uma unidade de comunicação e de sentido em contexto, expressa por uma combinação de sistemas semióticos" (Cavalcante et al., 2019). A análise explora como a coerência, longe de ser uma característica estática do texto, se constrói de forma dinâmica por meio das interações entre diferentes textos e usuários no ambiente digital. Analisando exemplos do TikTok, o estudo destaca a importância da relacionalidade, da deslinearização e da imprevisibilidade como características fundamentais dos tecnotextos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pedro de Andrade Sousa, Marina Rodrigues Falcão, Mariza Angélica Paiva Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)