Título Padrão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94248

Keywords:

argumento, intencionalidade, auditório

Abstract

This article addresses the theme of argumentation in a broad sense and from new perspectives. It analyzes the processes of convincing and persuading the recipient, according to principles of enunciation theories. Thus, it focuses on the dynamics of the act of communication between social and discursive subjects, governed by a communication contract, developed from knowledge of knowledge and knowledge of belief, which serve as a basis for the recognition of social imaginaries. As a theoretical foundation, it starts from classical concepts of Aristotle's rhetoric, revised by the new proposals of Perelman (2000) and Amossy (2018) and adopts some assumptions of Charaudeau's Semiolinguistic theory (1992, 2008), whose focus is the projects of influence of the enunciating subject over the recipient. Thus, through a pragmatic-enunciative perspective, language is conceived as an act of staging, which aims to persuade a general and/or particular audience, by means of linguistic-discursive strategies. The functions of linguistic elements such as argumentative operators of opposition in the syntactic-semantic cohesion of statements and the role of lexical selection, capable of causing pathetic effects on the recipient, leading him to adhere to the theses presented, as well as a Graffiti, as a possibility of argumentation without words, by means of an imagetic text, are also examined.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular e Profa. Emérita de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ, é Graduada em Letras (Português- Inglês) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Franca- campus avançado da USP, Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós- Doutorado em Análise do Discurso pela Universidade Paris 13, sob a supervisão de Patrick Charaudeau. Na Faculdade de Letras da UFRJ, atua desde 1982 na Graduação e também na Pós-Graduação nas áreas de Lingüística do texto, língua e ensino, com ênfase em estudos textuais e discursivos ; desenvolve pesquisas e tem publicações em Semântica lexical, Linguística do Texto e Análise do discurso de base comunicacional. Criou e coordenou o Laboratório de pesquisa CIAD- Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do discurso) com pesquisadores da UFRJ, UFF e UERJ, desenvolvendo Projeto sobre "Modalização e Enunciação no discurso midiático e literário". É Líder do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso certificado pelo CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ de 2010- 2012; tem orientado vários alunos de Graduação - Iniciação científica - e de Pós - Graduação- Mestrado, Doutorado- além de supervisionar também estágio de Pós- Doutorado.

, Universidade de Pernambuco

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP, 2007), Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1996), Bacharel e Licenciada em Letras Português/Latim e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2002) e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1990). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) desde 2016, é Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS da UPE de Garanhuns; Vice-Coordenadora da Faculdade de Letras da UPE; membro do Conselho Consultivo da Revista TRAMA, periódico quadrimestral do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, inscrito no e-ISSN 1981-4674, até 09 2023; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE/UPE), onde trabalha com Análise do Discurso de Linha Americana (Sociolinguística Interacional); membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em História, Educação, Linguística e Literatura (UPE), onde coordena a Linha de Pesquisa Semântica, Análise do Discurso e Gramática: estudos textuais; e Pesquisadora do Grupo ClAD-Rio, diretório de Pesquisa que congrega pesquisadores de várias Universidades do Rio de Janeiro e pertence ao Programa dos Cursos de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da UFRJ, onde atua nas linhas de Pesquisa Língua e Ensino e Teorias do Texto e do Discurso, desenvolvendo pesquisas junto ao Grupo ClAD-Rio, desde 2013. Aprovada no processo seletivo para Professor Formador para atuar na Especialização em Língua Portuguesa e suas Literaturas da UPE de Garanhuns, na disciplina Variação Linguística e Ensino, Modalidade EAD, trabalha, entre outras, com as seguintes disciplinas no Curso de Graduação em Letras da UPE de Petrolina: Sintaxe da Língua Portuguesa; Semântica e Pragmática; Gramática Aplicada ao Texto e ao Discurso; e Gramática, Variação e Ensino.

Published

2025-07-01

How to Cite

LINO PAULIUKONIS, Maria Aparecida; ASSAD ALVARES, Claudia. Título Padrão. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 7–22, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94248. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94248. Acesso em: 5 dec. 2025.