ARGUMENTAÇÃO COMO UMA ATIVIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA E SITUACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94248Palavras-chave:
argumento, intencionalidade, auditórioResumo
Este artigo contempla a temática da argumentação em sentido amplo e sob novos olhares. Trata da análise dos processos de convencer a persuadir o destinatário, segundo princípios das teorias da enunciação. Dessa forma, focaliza-se a dinâmica do ato de comunicação entre sujeitos sociais e discursivos, regidos por um contrato de comunicação, elaborado a partir de saberes de conhecimento e saberes de crença, que servem de base para o reconhecimento dos imaginários sociais. Como fundamentação teórica, parte de conceitos clássicos da retórica de Aristóteles, revistos pelas novas propostas de Perelman (2000) e de Amossy (2018) e adota alguns pressupostos da teoria Semiolinguística de Charaudeau (1992, 2008), cujo foco são os projetos de influência do sujeito enunciador sobre o destinatário. Assim, por meio de uma perspectiva pragmático-enunciativa, concebe-se a linguagem como um ato de encenação, que visa à persuasão de um auditório geral e/ou partícular, por meio de estratégias linguístico-discursivas. São examinadas também as funções de elementos linguísticos como os operadores argumentativos de oposição na coesão sintático-semântica dos enunciados e o papel da seleção lexical, capaz de provocar efeitos patêmicos sobre o destinatário, levando-o a aderir às teses apresentadas, bem como um Grafite, como possibilidade de argumentação sem palavras, por meio de texto imagético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Claudia Assad Alvares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)