A CONSTRUÇÃO DO PONTO DE VISTA EM COMENTÁRIOS DE UMA POSTAGEM SOBRE FEMINILIDADE/MASCULINIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94197Palabras clave:
argumentação, pontos de vista, interação, masculinidade, feminilidadeResumen
Este trabalho busca analisar a construção do ponto de vista nos comentários de uma postagem sobre feminilidade/masculinidade do perfil @_simplesebela no Instagram. O quadro teórico-metodológico que fundamenta e orienta nossa análise é pautado em trabalhos da Linguística Textual brasileira, como Cortez (2011; 2013), Custódio-Filho (2011), Cavalcante, Custódio-Filho e Brito (2014), Cavalcante et al. (2022), Cavalcante e autor (2021) e autor (2022). Para a composição do corpus, selecionamos uma postagem realizada em 15 de novembro de 2022 no perfil mencionado. Para a análise, observamos alguns elementos do vídeo e da descrição presentes na postagem iniciadora e um conjunto de comentários dela decorrentes. Na análise realizada, percebe-se que o tema proposto na postagem é desenvolvido/alterado conforme os pontos de vista vão sendo manifestados. A partir da observação do corpus, é possível concluir que a recategorização dos referentes elencados pela locutora/enunciadora primeira e pelas demais locutoras/enunciadoras auxilia nessa mudança de ponto de vista — e, por consequência, na manutenção ou alteração do tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mar Silva, Isabel Muniz-Lima, Ananias Agostinho da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)