ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO COM ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA NO DISCURSO POLÍTICO-JURÍDICO DO MINISTRO FLÁVIO DINO
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94346Palabras clave:
discurso, referenciação, modalidades argumentativasResumen
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as estratégias de referenciação com orientação argumentativa utilizadas pelo Ministro Flávio Dino na sua despedida do Senado e posterior ingresso ao STF a fim de evidenciar um estreitamento entre discurso político e jurídico. Essa meta decorre da percepção de que há uma ideação de que, no discurso jurídico, exista uma pretensa de imparcialidade, não cabendo características concernentes ao discurso político. Para isso, recorre-se a trechos proferidos pelo atual Ministro do STF com a intenção de se procederem análises qualitativas, pautadas no interpretativismo-descritivo, baseando-se nos constructos da LT e, especificamente, em pesquisadores como Cavalcante et al. (2022); Koch (1987), Authier-Revuz (1990) e Amossy (2018). Com esses propósitos, os resultados evidenciaram que os recursos linguísticos utilizados no texto produzido pelo Ministro Flávio Dino em seu discurso de despedida como Senador evidenciam uma clara impossibilidade de se separar, na maioria das situações, um discurso político do jurídico, pois, na mesma medida que afirma ser imparcial e seguir fielmente o texto constitucional, empenha estratégias de referenciação com orientação argumentativa que evidenciam sua postura de modalidade pedagógica, comparando governos e posturas ideológicas. Com esse esforço, espera-se contribuir para os estudos de referenciação e para pesquisas que tratem da impossibilidade de se produzir textos imparciais, tendo em vista que todo texto, ao ser produzido, não é neutro e nem livre de posicionamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Juliana Behrends de Souza Cerqueira, Fábio André Cardoso Coelho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)