ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO COM ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA NO DISCURSO POLÍTICO-JURÍDICO DO MINISTRO FLÁVIO DINO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94346

Palabras clave:

discurso, referenciação, modalidades argumentativas

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as estratégias de referenciação com orientação argumentativa utilizadas pelo Ministro Flávio Dino na sua despedida do Senado e posterior ingresso ao STF a fim de evidenciar um estreitamento entre discurso político e jurídico. Essa meta decorre da percepção de que há uma ideação de que, no discurso jurídico, exista uma pretensa de imparcialidade, não cabendo características concernentes ao discurso político. Para isso, recorre-se a trechos proferidos pelo atual Ministro do STF com a intenção de se procederem análises qualitativas, pautadas no interpretativismo-descritivo, baseando-se nos constructos da LT e, especificamente, em pesquisadores como Cavalcante et al. (2022); Koch (1987), Authier-Revuz (1990) e Amossy (2018). Com esses propósitos, os resultados evidenciaram que os recursos linguísticos utilizados no texto produzido pelo Ministro Flávio Dino em seu discurso de despedida como Senador evidenciam uma clara impossibilidade de se separar, na maioria das situações, um discurso político do jurídico, pois, na mesma medida que afirma ser imparcial e seguir fielmente o texto constitucional, empenha estratégias de referenciação com orientação argumentativa que evidenciam sua postura de modalidade pedagógica, comparando governos e posturas ideológicas. Com esse esforço, espera-se contribuir para os estudos de referenciação e para pesquisas que tratem da impossibilidade de se produzir textos imparciais, tendo em vista que todo texto, ao ser produzido, não é neutro e nem livre de posicionamento.

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Biografía del autor/a

, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Português/Inglês pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense (2005), pós-graduação em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2007) e em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo (2019), mestrado em Letras na UFRRJ (2018), Doutorado em Ciências da Educação (UI-PY) e estuda Doutorado em Estudos da Linguagem na UFF (2022-2026). Fez, ainda, aperfeiçoamento em Ensino de Língua Portuguesa/ Literatura CEDERJ (2012) e Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão UNESP (2010). Atualmente, é professora regente de Língua Portuguesa no Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão II.

, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Possui Pós-doutorado em Letras (UNIFESP), sob a supervisão da Profa. Dra. Vanda Elias. Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística textual, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua, práticas de ensino de língua portuguesa. Atua na Graduação em Letras (UFF) e na Pós-graduação em Estudos de Linguagem (UFF). Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq). Membro da Comissão Científica Nacional de Linguística Textual da ABRALIN (2023-2024).

Publicado

2025-07-01

Cómo citar

BEHRENDS DE SOUZA CERQUEIRA, Juliana; CARDOSO COELHO, Fábio André. ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO COM ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA NO DISCURSO POLÍTICO-JURÍDICO DO MINISTRO FLÁVIO DINO. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 52–66, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94346. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94346. Acesso em: 5 dic. 2025.