INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MODALIDADES ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS GERADOS PELO CHATGPT
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94364Palabras clave:
inteligência artificial generativa, modalidades argumentativas, referenciaçãoResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a argumentação em textos elaborados com o auxílio do chatbot ChatGPT, utilizando as noções de modalidades argumentativas (Amossy, 2018) e de referenciação (Cavalcante et al., 2022). Metodologicamente, foi utilizado o corpus coletado por Silva e Silva (2024) na análise das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) geradas pelo mesmo chatbot. A pesquisa revelou que a inteligência artificial generativa consegue imitar o protótipo argumentativo esperado para o gênero textual do ENEM. No entanto, o repertório vocabular apresentado é consideravelmente inferior ao que se espera de um candidato nesse contexto de produção. Este estudo destaca a capacidade do ChatGPT em reproduzir estruturas argumentativas complexas, mas também evidencia suas limitações em termos de riqueza lexical. Esses resultados sublinham a importância de um vocabulário robusto para a produção textual acadêmica e sugerem que, embora a IA possa ser uma ferramenta útil, ela ainda não substitui o domínio humano sobre a linguagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Franklin Oliveira Silva, Francisca Silveline Pereira da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)