QUADRO ENUNCIATIVO-INTERACIONAL
UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL PARA A ANÁLISE DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94657Palavras-chave:
tecnotexto, quadro metodológico, interações digitaisResumo
Com o avanço das interações digitais, os desafios para a análise textual se intensificaram, principalmente em relação à redefinição de seus critérios de análise a fim de abarcar essas novas interações. Nesse novo cenário, caracterizado pela produção e circulação de textos digitais dinâmicos, sobretudo nas redes sociais, emerge a necessidade de uma atualização nas abordagens teóricas e metodológicas da Linguística Textual. Este artigo propõe um quadro metodológico abrangente e estruturado para a análise de tecnotextos, considerando aspectos multissemióticos, tecnodiscursivos e interativos que moldam a textualidade no ambiente digital. Dando continuidade à proposta de autores como Cavalcante, Brito e Martins (2024) e Martins (2024), investigamos as relações enunciativas, referenciais e argumentativas que constituem os textos digitais. A proposta é apresentada por meio de uma ferramenta analítica que combina métodos qualitativos e quantitativos, capaz de explorar tanto os elementos linguísticos e multissemióticos dos (tecno)textos quanto o impacto dos ecossistemas digitais sobre os atos de linguagem. Os exemplos concretos discutidos neste estudo ilustram a aplicabilidade da abordagem, que busca integrar teoria e prática, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para pesquisadores e educadores enfrentarem as complexidades da textualidade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariza Angélica Paiva Brito, Mayara Arruda Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)