DISTRIBUIÇÃO DE MANGANÊS, FERRO, MATÉRIA ORGÂNICA E FOSFATO NOS SEDIMENTOS DO MANGUEZAL DO RIO PIRANJI, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6155Palavras-chave:
manguezal, sedimento, metais.Resumo
A determinação dos valores naturais de concentração e a distribuição de ferro, fosfato, matéria orgânica (MO) e manganês são de fundamental importância para o conhecimento, compreensão e manejo de uma região. O objetivo deste trabalho é determinar a concentração e distribuição vertical desses parâmetros nos sedimentos do manguezal do Rio Piranji, bem como estudar a dinâmica existente entre eles e a granulometria dos sedimentos, com base em cinco testemunhos que resultaram numa rede amostral de 74 amostras. As amostras foram solubilizadas usando HF+HCl+HNO 3 (6:3:1) sob pressão, a 150º C e, a matéria orgânica foi analisada por via úmida. As faixas de concentração encontradas foram de ND a 4,65% para MO; 0,37 a 5,03% para Fe; de 13,0 a 478 μg.g-1para PO43-e de 14,8 a 480 μg.g-1 para Mn. Observou-se uma forte associação entre os elementos analisados e os sedimentos de granulometria fina (silte+argila), bem como aimportação dos elementos analisados para dentro do manguezal através da maré, pelas altas concentrações destes elementosnos testemunhos onde a freqüência de inundação é maior.Downloads
Publicado
2017-02-06
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).