DISTRIBUIÇÃO DE MANGANÊS, FERRO, MATÉRIA ORGÂNICA E FOSFATO NOS SEDIMENTOS DO MANGUEZAL DO RIO PIRANJI, CEARÁ

Autores

  • Ruth Maria Bonfim Vidal Professora Substituta do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará.
  • Helena Becker Professora Adjunta do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6155

Palavras-chave:

manguezal, sedimento, metais.

Resumo

A determinação dos valores naturais de concentração e a distribuição de ferro, fosfato, matéria orgânica (MO) e manganês são de fundamental importância para o conhecimento, compreensão e manejo de uma região. O objetivo deste trabalho é determinar a concentração e distribuição vertical desses parâmetros nos sedimentos do manguezal do Rio Piranji, bem como estudar a dinâmica existente entre eles e a granulometria dos sedimentos, com base em cinco testemunhos que resultaram numa rede amostral de 74 amostras. As amostras foram solubilizadas usando HF+HCl+HNO 3 (6:3:1) sob pressão, a 150º C e, a matéria orgânica foi analisada por via úmida. As faixas de concentração encontradas foram de ND a 4,65% para MO; 0,37 a 5,03% para Fe; de 13,0 a 478 μg.g-1para PO43-e de 14,8 a 480 μg.g-1 para Mn. Observou-se uma forte associação entre os elementos analisados e os sedimentos de  granulometria fina (silte+argila), bem como aimportação dos elementos analisados para dentro do manguezal através da maré, pelas altas concentrações destes elementosnos testemunhos onde a freqüência de inundação é maior.  

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais