ANÁLISE DO CRESCIMENTO ALOMÉTRICO NO CARANGUEJO-UÇÁ, Ucides cordatus (DECAPODA:OCYPODIDAE), NO ESTUÁRIO DO RIO COREAÚ, CAMOCIM, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6376Palabras clave:
caranguejo-uçá, Ucides cordatus, morfometria, crescimento alométrico, maturidade funcional.Resumen
No presente trabalho são analisados alguns caracteres morfométricos do caranguejo-uçá, Ucides cordatus, com o objetivo de se identificar a ocorrência de maturidade funcional determinada por seu crescimento alométrico. A base de dados consta de 322 exemplares (193 machos e 129 fêmeas) amostrados em campanhas bimestrais no período de janeiro de 2004 a janeiro de 2005, no estuário do Rio Coreaú, Camocim, Estado do Ceará. Considerando a largura do cefalotórax (LC) como variável independente, foram registrados os seguintes parâmetros como variáveis dependentes: (a) ambos os sexos - comprimento do cefalotórax (CC), comprimento do própodo da quela maior (CPQM), largura do própodo da quela maior (LPQM), comprimento do própodo da quela menor (CPQm), largura do própodo da quela menor (LPQm), e comprimento do segundo pereiópodo esquerdo (C2P); (b) machos - comprimento do gonópodo (CG); (c) fêmeas - largura do abdômen à altura do quarto somito (LA). Foram realizadas análises de regressão para avaliar o comportamento das variáveis morfométricas, adotando-se a equação do tipo ln Y= ln A + b ln X. Nos machos, o crescimento relativo caracterizou-se como alométrico positivo em C2P/LC, CPQM/LC, CPQm/LC, LPQM/LC e LPQm/LC; e alométrico negativo em CC/LC e CG/LC. Nas fêmeas, o crescimento relativo caracterizou-se como isométrico nas relações CC/LC, C2P/LC e LA/LC; alométrico positivo em CPQM/LC e CPQm/LC; e alométrico negativo em LPQM/LC e LPQm/LC. A conclusão geral é que a ocorrência de dimorfometria sexual está relacionada com a consecução da maturidade funcional, através de crescimento alométrico positivo no comprimento e largura do própodo das duas quelas, e no comprimento do segundo pereiópodo dos indivíduos machos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).