Um pouco sobre 2020 e o nosso Muito Obrigado!

2020-12-21

Cada ano que se inicia traz em si suas próprias dificuldades, desafios e oportunidades. 2020, porém, ficará marcado pela grandiosidade dos desafios que nos foram impostos, como indivíduos e como humanidade. Dentre toda uma infinidade de vidas, atividades e setores impactados pela pandemia do Covid-19 (difícil imaginar alguém que tenha passado ileso por ela), nós, que fazemos parte da Equipe Contextus, só temos a agradecer por finalizarmos este ano com um saldo extremamente positivo.

Este ano ficará marcado na história da revista como um ano de grandes mudanças. Após 16 anos trabalhando seu processo editorial dentro do modelo tradicional de edições, iniciamos 2020 com o desafio de alterar o processo editorial dos artigos para o modelo de publicação em fluxo contínuo. Apesar de todo o receio inicial com essa mudança, logo os benefícios foram percebidos, como uma maior agilidade e qualidade no processo de publicação dos artigos, que ganharam maior destaque ao serem tratados e publicados individualmente ao longo do ano.

Outras duas mudanças importantes foram a migração do padrão ABNT para o padrão APA de citações e referências e a obrigatoriedade, por parte dos autores, da tradução dos artigos aceitos para publicação na revista para o idioma inglês. Novamente, os ganhos foram percebidos na velocidade com que os autores incorporaram o padrão APA nos textos submetidos à revista e na visibilidade internacional que os artigos traduzidos para o idioma inglês alcançaram tão logo foram sendo publicados. O crescente aumento dos índices de citação dos artigos da revista, mesmo esses que foram recentemente publicados, aponta outro saldo positivo para essa mudança editorial.

Mais um ponto de destaque para 2020 foi a formação sólida de um grupo de Editores Associados, composto por professores doutores convidados e que possuem grande experiência e expertise, prática e de pesquisa, nas diversas a´reas que compõem o foco editorial da Contextus (a revista publica artigos nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia e afins). Esse grupo foi sendo formado ao longo de todo esse ano e, atualmente, conta com mais de 20 editores associados que são responsáveis por, dentro dos seus campos de conhecimento, acompanhar os artigos em todo o seu processo editorial, desde o desk review. Desse modo, foi dada mais qualidade aos pareceres produzidos pelos avaliadores da revista e às análises de cada artigo submetido, aumentando também a qualidade dos artigos publicados.

Em suma, podemos afirmar que, mesmo diante dos desafios internos, advindos das várias mudanças incorporadas às práticas editorias da Contextus, e desafios externos, principalmente relativos aos impactos da pandemia do Covid-19 em nossas atividades, estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados neste difícil ano.

Assim, gostaríamos de agradecer imensamente a todos que contribuíram conosco em 2020! E que possamos continuar firmes no que construímos até aqui, mas também sempre aprendendo e melhorando neste novo ano que está chegando. Este é o nosso compromisso!

Boas festas e o nosso Muito Obrigado!

Prof. Dr. Diego Machado (editor-chefe) e toda equipe da Contextus.

fim_de_ano_-_leitores2.png