Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores não ultrapassaram o limite de duas submissões de artigo por ano.
  • Os autores não possuem outro artigo em processo editorial nesta revista no momento da submissão.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores informam, em comentário ao editor, se o artigo foi publicado em evento, nacional ou estrangeiro, e – quando for o caso – se foi premiado.
  • Para garantir o estado da arte, os autores, em seu referencial teórico, priorizaram referências de até 5 anos, extraídas de revistas científicas – nacionais e internacionais – reconhecidas pelo Qualis da CAPES ou com índice de impacto JCR ou ISI.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do documento usando a opção Propriedades no Word, garantindo dessa forma o critério de sigilo da revista, na avaliação por pares. Ver instruções do suporte técnico para o Office: Localizar e remover dados ocultos e informações pessoais com o Inspetor de documento.
  • É respeitado o limite máximo de cinco (5) autores por artigo.
  • No momento da submissão, todos os autores garantem que estão cadastrados como usuários da plataforma eletrônica da revista e que preencheram completamente seus dados de identificação institucional:
    - ORCID (no campo ‘ORCID iD’, precedido de ‘http://’ e não ‘https:’);
    - resumo da biografia, com última formação/titulação; e
    - instituição/afiliação atual.
  • Caso o artigo seja aprovado para publicação, os autores com doutorado comprometem-se a integrar o banco de avaliadores científicos para, quando solicitados, revisar novos artigos submetidos ao periódico.
  • Os autores concordam em providenciar e custear a tradução profissional obrigatória para o idioma inglês da versão final dos artigos aceitos, com declaração que ateste a qualidade da tradução feita, caso tenham sido submetidos em português ou espanhol.
  • Os artigos submetidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos publicados sem autorização prévia, desde que identificada a fonte.
  • Os autores estão cientes e concordam com as seguintes boas práticas:

    - A revista verificará o plágio e o autoplágio com o uso licenciado de aplicativos com acesso à Internet, capazes de reconhecer o grau de semelhança entre o artigo submetido e obras já publicadas;

    - Todos os autores contribuíram significativamente para a pesquisa;

    - Todos os autores concordam em fornecer retrações e correções de erros;

    - Os autores forneceram os nomes das instituições que prestam apoio financeiro à pesquisa;

    - Os autores não publicaram a mesma pesquisa completa ou parcialmente em outra revista.

  • No caso de mais de um autor para o mesmo artigo, o autor responsável pela submissão garante que:

    - verificou minuciosamente a correção dos metadados dos demais autores; e

    - repassará aos demais autores todas as presentes condições, em tempo hábil.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

Com edições anuais e artigos publicados em fluxo contínuo a partir de 2020, a Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vinculada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC), publica artigos científicos inéditos em Administração, Economia, Contabilidade e áreas afins, preferencialmente de autores vinculados a outras instituições.

Cada autor pode submeter até dois artigos por ano, independente da sua posição na autoria (autor ou coautor).

 

FORMATAÇÃO

(1) Templates
Os artigos podem ser submetidos, sem nenhum custo, em português, inglês ou espanhol. Devem utilizar nossos modelos (templates) abaixo e ser encaminhados para os editores conforme nossas normas. Se os artigos submetidos não utilizarem nossos modelos nem seguirem estritamente o padrão de formatação da revista, serão arquivados. 

ATENÇÃO: A partir de 2020, os autores dos artigos aceitos para publicação deverão providenciar a tradução para o idioma inglês, acompanhada de certificado de qualidade, da versão final dos artigos, caso tenham sido submetidos em português ou espanhol. Todos artigos serão publicados nos dois idiomas (original e inglês), com exceção dos artigos submetidos em inglês, que serão publicados apenas neste idioma.

Segue a explicitação dos padrões formais usados nos modelos. Será utilizado arquivo do programa Microsoft Word para Windows, no formato .docx.

(2) Texto
  • Título: na primeira linha da primeira página, com até 140 caracteres, em tamanho 15 (português), seguidos dos títulos em inglês e espanhol, estes em tamanho 12 e formato itálico;
  • Resumo, abstract e resumen: abaixo dos títulos, em português, em inglês e em espanhol, cada um com 300 palavras no máximo, alinhamento justificado, contendo contextualização; objetivo; método; resultados; e conclusões (modelo estruturado);
  • Palavras-chave, keywords, palabras clave: no total de cinco (5), logo abaixo de cada resumo, com alinhamento à esquerda; e
  • Tamanho: recomenda-se artigos entre 10 a 20 páginas, incluindo ilustrações e referências.
(3) Citações
Seguirão o sistema autor-data das normas da American Psychological Association (APA, 2020). Devem ser feitas no corpo do texto, sem a utilização de notas de rodapé, com indicação do sobrenome, ano e, quando pertinente, página de publicação.
(4) Referências
Seguirão o sistema autor-data das normas da American Psychological Association (APA, 2020), utilizando o estilo apresentado nos templates. Devem ter alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas, sendo apresentadas em ordem alfabética no final do texto. Quando a publicação listada possuir um identificador DOI, este deverá ser informado, conforme indicado no template. Além disso, os primeiros nomes dos autores serão sempre trocados pelas respectivas letras iniciais.
(5) Quadros, tabelas, figuras e gráficos
Seguirão as normas da American Psychological Association (APA, 2020). São características obrigatórias:
  • devem ser utilizadas apenas as nomenclaturas de tabelas ou figuras, sendo consideradas como figuras: ilustrações, gráficos, fotografias, mapas e organogramas.
  • tabelas não devem ter bordas verticais internas nem externas, com identificação na parte superior contendo a palavra Tabela em negrito, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos indo-arábicos, com o respectivo título sendo apresentado logo abaixo, sem negrito;
  • figuras devem possuir identificação na parte inferior, contendo palavra Figura em negrito, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos indo-arábicos, de ponto final, e do respectivo título na mesma linha, sem negrito;
  • indicação da fonte em tabelas e fuguras deve vir na parte inferior, mesmo que seja dos próprios autores (usar a expressão "elaboração própria" nestes casos).
  • legendas, notas e outras informações necessárias à compreensão (se houver) devem ser inseridas também na parte inferior.

Artigos

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes, endereços e demais dados informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.